Mau hálito

27/01/2023 |
Mau Hálito

Acabar com o mau hálito muitas vezes não é uma tarefa fácil. Para algumas pessoas alimentos condimentados, como alho e cebola, pode causar um “bafo” duradouro. A lista não se restringe apenas a esses temperos. Há quem fique com mau hálito ingerindo proteínas animais, leite e derivados, ovos ou vegetais ricos em enxofre, como repolho, couve-flor, brócolis, rabanete, azeitona ou alcachofra.

Às vezes, escovar os dentes ou mascar chicletes não é o suficiente para eliminar o mau hálito de forma imediata. Contudo, há alimentos que podem ajudar nessa tarefa. Caso sinta que seu hálito não está fresco, adicione no seu cardápio esses itens: maçã, cenoura, pepino, suco de limão, gengibre, hortelã ou chá e boldo.

Ingerir pão integral, cereais secos, vegetais e frutas cruas é um hábito que ajuda a manter a boca mais limpa e sem odores desagradáveis. Quanto mais fibroso o alimento for, maior o atrito exercido, o esforço mastigatório e a estimulação de saliva. Refeições com alto teor de fibras demandam mais mastigação e favorecem a auto limpeza da boca. É importante também higienizar seus dentes após as refeições.

Outra dica para acabar com o mau hálito é tomar bastante água e evitar jejum prolongado.

Causas do mau hálito

Aproximadamente 90% dos casos de mau hálito têm origem na boca. O estômago, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, responde por menos de 2% dos casos. Segundo os especialistas, as principais causas de mau hálito são:

  • Má higiene bucal;
  • Problemas dentários ou na gengiva;
  • Acúmulo de bactérias ao dormir;
  • Xerostomia (Boca Seca);
  • Desidratação;
  • Infecções respiratórias;
  • Refluxo;
  • Halitose fisiológica da manhã.

Se o mau hálito for constante, é preciso investigar a causa começando pela salivação. Estresse e medicamentos podem afetar a produção de saliva e provocar a formação da saburra lingual – uma camada esbranquiçada formada na parte superior da língua.

Quanto mais seca a boca estiver, maiores são a descamação das células e a produção de odores pelos microorganismos da saburra.

Outras doenças que podem causar mau hálito

Sinusite, rinite, adenoides, broncopneumonia, amigdalite e faringite também podem estar associadas a halitose. As secreções ocasionadas por essas enfermidades, associadas às bactérias causadoras das inflamações, pode favorecer o surgimento do mau hálito.

Outros casos como diabetes, disfunções renais ou hepáticas e até mesmo a prisão de ventre podem influenciar no odor de sua boca.

As alterações de hálito não têm cura, porém existem tratamentos e controle. Dependendo do fator que provoca a condição, o tratamento é multidisciplinar. A investigação pode envolver o cirurgião dentista, clínico geral, gastroenterologista e otorrinolaringologista.