Como fortalecer seu cérebro

08/04/2022 |
Como fortalecer seu cérebro
Photo by Gabriela on Unsplash

Assim como existe exercício físico, existe exercício cerebral. Esquecimento, depressão ou falta de foco, podem significar que sua mente está “fraca”. Para melhorar sua saúde e sua vida, vamos te ensinar como fortalecer seu cérebro.

Ter um cérebro saudável significa ter mais qualidade de vida, afinal, é a sua cabeça que comanda todo o seu corpo. Quando apresentamos sintomas como esquecimento, baixo desempenho escolar ou profissional, tristeza e até mesmo início de depressão, pode ser que seu cérebro esteja “cansado” e é necessário fazer com que ele seja estimulado.

A “ginástica cerebral” permite que os neurônios sejam exercitados para ganhar uma nova performance. Através dela, sua mente terá mais foco nas atividades, nos exercícios físicos, memória e até evitará algumas doenças como depressão e Alzheimer.

Mas afinal, como fortalecer seu cérebro?

Uma das formas mais tradicionais de fortalecer o cérebro é fazendo palavras-cruzadas. No entanto, elas não são suficientes. Para exercitar sua mente é necessário fazer algo mais desafiador. É preciso incluir na sua rotina exercícios cerebrais variados.

Além das palavras-cruzadas, invista em sodoku, cubo mágico, resolva enigmas, quebras-cabeça, faça cálculos mentalmente, tente lembrar detalhes da vida de alguém quando a reencontrar e leia mais livros.

Outras dicas para fortalecer seu cérebro são: aprenda um novo idioma ou a tocar um instrumento musical. Técnicas conhecidas como “neuróbica” também são uma boa forma de exercitar a mente. Uma das formas de fazer isso é pentear os cabelos, escovar os dentes e fazer outras atividades com a mão não-dominante.

Estudos apontam que 20 minutos diários de treinamento são capazes de fortalecer o cérebro. Esse treino garante às crianças mais foco nas atividades escolares; nos adultos mais dedicação para os desafios diários e nos idosos mais independência e longevidade.

Quando temos um cérebro fortalecido, nosso corpo responde melhor à rotina. Por incrível que pareça, esses exercícios fáceis, ajudam a lidar com o estresse, evitam a depressão, fazem com que você tolere mais as frustrações e tenha uma melhor capacidade de resolver problemas.

Veja também