A alimentação que faz bem para o cérebro é parte de uma dieta saudável que ajuda no funcionamento do organismo e no controle do peso.
Para ajudar a manter saudável um dos órgãos mais importantes do corpo, listamos alguns itens para você pode incluir no cardápio. Esses alimentos irão ajudar a melhorar sua memória, seu raciocínio e outras funções de sua mente.
Alimentação que faz bem para o cérebro: o que comer?
- Sardinha, salmão e atum: esses peixes possuem ômega 3, uma “gordura boa” que ajuda a proteger a membrana celular dos seus neurônios. O nutriente também está presente no azeite de oliva e na linhaça. Você deve consumir ômega 3 pelo menos três vezes na semana;
- Brócolis, couve e espinafre: vegetais verde-escuros são ricos em antixoxidantes que estimulam o sistema nervoso a formar novas ligações entre as células. Esses vegetais ajudam na melhora do raciocínio e na preservação da memória. O ideal é consumir esses alimentos diariamente, mas não precisa ser em todas as refeições.
- Ovos e carne: a vitamina B12 presente nesses alimentos de origem animal é importante para o metabolismo celular dos neurônios. Quem tem déficit cognitivo pode ter baixa absorção dessa vitamina. Por essa razão é importante colocar essas proteínas na sua dieta diária.
- Cacau: rico em flavonoides e antioxidantes que melhoram a cognição, o cacau pode reduzir os sintomas da tristeza, já que aumenta a produção de serotonina. O ideal é consumir o cacau 100%, em pó. Você também pode comer chocolate, desde que seja um pedaço pequeno com mais de 70% de cacau em sua composição.
Na edição 38 da Revista Vertical, falamos mais sobre como turbinar a memória e melhorar as funções cerebrais.
Vale a pena ressaltar que saúde cerebral faz parte de um conjunto que envolve alimentação saudável, exercícios físicos e evitar hábitos prejudiciais, como fumar ou beber de forma excessiva.