Acendedor para churrasqueira sustentável

26/12/2022 |
Acendedor para churrasqueira sustentável

É possível fazer um acendedor para churrasqueira sustentável com produtos que iriam para o lixo.

Quem faz churrasco sabe que um dos maiores desafios é acender o fogo de forma rápida, correta e eficiente.

O produto que vamos ensinar a fazer hoje serve para acender fogueiras de acampamento, fogão a lenha, lareira e simulares. Para fazer esse acendedor, você precisará apenas de restos de vela e algodão usados!

Como fazer um acendedor para churrasqueira sustentável

Materiais

  • Discos ou tufos de algodão. Pode ser algodão usado, utilizado no skincare, por exemplo;
  • Restos de cera de vela.

Como fazer

O primeiro passo para fazer seu acendedor para churrasqueira sustentável é separar os restos de vela. Coloque esse material em uma xícara de chá. Não tem problema se ficarem restos de pavio em meio à cera.

Depois, rale a cera e derreta-a até que vire um líquido. Pode ser em banho maria ou no micro-ondas (se optar por esse método, verifique cada 30 segundos). Nunca derreta a cera diretamente no fogo.

Com a cera completamente derretida, mergulhe os discos (ou pedaços) de algodão. Depois retire e deixe secar. É importante que esse passos seja feito com a cera ainda quente.

Por fim, com o algodão completamente seco, rasque um pedaço e coloque fogo. Uma vez em chamas, o objeto ficará acesso por minutos. Tempo suficiente para queimar seu carvão e começar o churrasco!

Dúvidas sobre seu acendedor para churrasqueira sustentável

Por que a cera de vela queima bem?

O combustível que alimenta a vela é a parafina, um derivado do petróleo que é feito com elementos inflamáveis. Quando aquecida, a parafina libera um vapor que mantém o fogo aceso.

Queimar o algodão usado pode fazer mal?

Geralmente utilizamos cosméticos e outros produtos químicos no algodão. Porém, isso não irá fazer mal. Os vapores do algodão ou da vela serão expelidos antes do fogo virar brasa. Ou seja, esse produto não terá contato com o alimento.

Gostou desse artigo? Você também pode curtir: