Se em 2020 nossos planos de viagem foram por água abaixo devido a pandemia, esse ano, ao que tudo indica, é possível ter alguma previsibilidade em relação ao turismo e ao retorno das viagens.
Como já falamos em outros artigos, a melhor coisa no momento é planejar viagens de carro, para locais sem aglomerações e que possam ser remarcadas caso eventuais quarentenas e lockdowns sejam instituídos.
Ainda que o carnaval tenha sido cancelado em quase todo o país, o ano de 2021 tem outros feriados que podem ser aproveitados. Confira a lista de feriados nacionais:
- 2 de abril, sexta-feira: Paixão de Cristo (domingo de Páscoa no dia 4 de abril)
- 21 de abril, quarta-feira: Tiradentes
- 1º de maio, sábado: Dia Mundial do Trabalho
- 7 de setembro, terça-feira: Independência do Brasil
- 12 de outubro, terça-feira: Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro, terça-feira: Finados
- 15 de novembro, segunda-feira: Proclamação da República
- 25 de dezembro, sábado: Natal
Roteiros para feriados prolongados
Nos feriados de abril é a última chance de aproveitar o litoral da Região Sul e Sudeste antes do frio. Dá para programar uma viagem para a Ilha do Mel, Florianópolis, Bombinhas, Garopaba. Viajar para o litoral de São Paulo também é uma boa opção.
Em setembro deveremos ter bons resultados em relação a vacina. E por isso uma viagem com um deslocamento maior pode ser planejada. Dá para pensar em destinos como a Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina ou Jalapão.
Há também destinos que são ótimos para ir em qualquer época do ano. É o caso de cidades como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Monte Verde, Petrópolis, Bento Gonçalves, São Joaquim, Gramado, Canela, Tiradentes, Ouro Preto e Foz do Iguaçu.
Lembre-se: a pandemia do Covid-19 ainda não acabou. Antes de definir um local para descansar e esfriar a cabeça depois desses dias tão complicados, entre em contato com a prefeitura local e veja quais são as regras vigentes e quais atrações estão abertas.