Maputo

17/01/2020 |

 

Maputo é aquele tipo de cidade que vai conquistando o turista aos poucos, pois para conhecer bem a capital de Moçambique, é preciso captar a sua essência. Essência esta que vai além do simples ato de lançar um primeiro olhar e tirar conclusões precipitadas, sem conhecer a história que está por trás daquilo tudo.

Antes chamada de Lourenço Marques, Maputo é uma cidade em pleno desenvolvimento, repleta de marcas de um passado difícil. Entre eles o fato de os moçambicanos terem vivido sob domínio português até 1975, ano no qual o país tornou-se independente após 10 anos de luta armada.

Outro triste episódio foi a guerra civil que perdurou até 1994; destes dois momentos da história do país, restaram vários problemas que perduram até os dias de hoje. Uma herança ruim que acabou refletindo-se, também, no turismo.

Turismo de Sol e Mar

Prova disso é que aqueles que desejam explorar o país atualmente — principalmente as belas praias do Oceano índico — ainda encontram certas dificuldades. Nada impossível quando se tem boa vontade, uma dose extra de paciência ou bastante dinheiro para gastar. Você sabia, por exemplo, que Moçambique abriga resorts maravilhosos à beira do índico? Pois é, nós descobrimos isso somente lá!

Em Maputo, o turista vai encontrar ruas não tão conservadas e limpas, mas irá se deparar com com largas avenidas repletas de belas árvores, como acácias e jacarandás, praças, parques e construções muito bonitas e cheias de história.

Outros pontos fortes da capital moçambicana são, ainda, o seu povo — alegre e receptivo com o turista — e a fantástica gastronomia local, um paraíso para os apaixonados por peixes e frutos do mar! Isso sem contar com os preços, que cabem direitinho no bolso do brasileiro — e o fato de o português ser o idioma oficial de Moçambique torna tudo muito mais fácil para quem vem do Brasil.