Os benefícios do chá de hortelã passam por propriedades analgésicas, digestivas e antigripais. A planta é considerada uma grande aliada à saúde e ao bem-estar, combatendo os sintomas de inúmeras doenças.
As folhas da hortelã possuem óleos essenciais (como mentol, mentona e limoneno), antioxidantes, ácido fólico, riboflavina e as vitaminas A, B6, C, K e E.
Conheça os benefícios do chá de hortelã
- Melhora os problemas digestivos: o chá de hortelã alivia gases, cólicas no intestino, quadros de azia e refluxo. Isso ocorre porque a hortelã melhora a produção das secreções digestivas e possui um efeito antiespasmódico, diminuindo as contrações intestinais, resultando em relaxamento.
- Alivia sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite: a hortelã possui ácido ascórbico, mentol e timol, que agem como expectorante e descongestionante.
- Diminui a cólica menstrual: o mesmo efeito relaxante do intestino e do estômago também ocorre na musculatura uterina.
- Alivia dores de cabeça e enxaqueca: o chá age como um vasodilatador, ativando a circulação do sangue e promovendo alívio nas dores de cabeça e enxaqueca.
- Diminui o estresse, a ansiedade e alivia as dores musculares: a presença do mentol aumenta o fluxo sanguíneo e promove sensação de relaxamento, fazendo com que a hortelã seja um ótimo calmante natural.
- Ajuda a manter a concentração: a hortelã promove mais disposição, melhora os níveis de energia, reduz a fadiga e oferece mais agilidade mental se consumida ao longo do dia. A bebida é uma ótima opção para quem precisa estudar, por exemplo, pois fornece foco e concentração.
- Ajuda a regular o colesterol: um dos benefícios do chá de hortelã é ajudar a quebrar as moléculas de gordura, algo que ajuda a controlar o LDL, conhecido como “colesterol ruim”.
- Fortalece o sistema imunológico: devido à grande quantidade de vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio, o chá de hortelã é um forte aliado para a imunidade.
- Age como antibacteriano: o chá de hortelã não apenas ajuda a prevenir o crescimento de bactérias no trato digestivo, mas também na boca, matando os germes que podem causar halitose. Além disso, algumas pesquisas já mostraram que o extrato de hortelã tem potencial para tratar a candidíase.
- Possível potencial anticâncer: algumas pesquisas indicam que a hortelã pode ajudar a tratar o câncer. Segundo o periódico Frontiers in Pharmacology, a hortelã ajudou a diminuir a viabilidade, vitalidade e sobrevivência das células tumorais. No entanto, são necessários mais estudos sobre o assunto para corroborar essas descobertas.
Como fazer o chá de hortelã
Você pode comprar os saquinhos prontos de chá e fazer com água quente. No entanto, utilizar as folhas da planta é ainda melhor! Caso utilize folhas secas, basta deixar um punhado de folhas em uma panela com água e cozinhar até levantar fervura. Depois, basta coar e beber.
Para ervas frescas, adicione um punhado de folhas em um bule com água quente e deixe tampado por aproximadamente 15 minutos. Depois, é só ingerir o líquido.
Outra possibilidade é macerar a hortelã em um pilão com um pouco de água até as folhas ficarem em pedaços. Depois, basta usar como desejar.
Veja também: