Você sabia que existem hábitos de limpeza que trazem riscos para a saúde? Há uma série de crenças populares em relação à higiene que são passadas de geração em geração e, por vezes, estão erradas e podem ser prejudiciais.
Confira quatro hábitos de limpeza que trazem riscos para a saúde:
1. Lavar o Frango
Lavar o frango é um hábito comum entre os brasileiros. Muitas pessoas passam água na carne crua com a ideia de eliminar as impurezas e retirar a fina camada gosmenta que recobre o alimento. No entanto, esse hábito é errado e perigoso.
Um dos problemas ao lavar o frango é que, ao lavá-lo, as bactérias não serão eliminadas e sim ficarão espalhadas no ambiente, contaminando tudo ao seu redor, como a louça que está próxima ou a alface que acabou de ser lavada, por exemplo.
A melhor maneira de eliminar as bactérias do frango é através do processo de cozimento. Especialistas afirmam que levar a carne a temperaturas superiores a 74ºC é o suficiente para matar as bactérias e deixar a proteína segura para o consumo.
Vale lembrar que as bactérias mais comuns no frango são a Salmonella e a Campylobacter, que causam diarreia, vômito, febre, entre outros sintomas.
2. Misturar produtos de limpeza
Os produtos de limpeza são feitos a partir de fórmulas químicas que são seguras para as pessoas. Combinar produtos de limpeza pode causar reações e formar compostos tóxicos e prejudiciais à saúde, podendo ocasionar queimaduras, intoxicação respiratória e até mesmo uma explosão.
3. Lavar panos de pratos de maneira errada
O pano de prato é um dos itens mais suscetíveis à proliferação de micro-organismos dentro de casa. Esses itens acumulam resíduos de alimentos, umidade e outros compostos após o uso.
A recomendação é que os panos de prato sejam imediatamente trocados após a utilização.
Além disso, outra dica importante é lavá-los separadamente, utilizando água quente e sabão. Após a secagem, deve ser seco preferencialmente com a exposição ao sol, pois os raios solares auxiliam na eliminação das bactérias.
Ferro de passar roupa e secadora também são aliados para acabar com esses micro-organismos. Portanto, a dica é utilizá-los após a lavagem.
4. Utilizar detergente como desinfetante
O detergente deve ser utilizado para a remoção dos micro-organismos, no entanto, este produto não possui ações bactericidas.
Na prática, o detergente é bom para limpar e remover resíduos orgânicos e restos de comida. Porém, caso você queira fazer uma limpeza mais profunda, vale a pena utilizar água sanitária para fazer uma desinfecção.Trocas alimentares inúteis para quem quer emagrecer
Apesar de várias crenças populares, existem muitas trocas alimentares inúteis para quem quer emagrecer. Quando se começa uma dieta, é comum analisar o que comemos e, em seguida, fazer substituições de alguns pratos por alimentos mais “saudáveis”. Nessa equação, além da redução das calorias, entram também alimentos que ajudam no processo de saciedade e favorecem a perda de peso.