Chapada dos Veadeiros

24/06/2022 |
Chapada dos Veadeiros

Se você busca descanso, contanto intenso com a natureza e poucos motivos para se estressar, a Chapada dos Veadeiros é o destino ideal para suas férias! Esse paraíso fica no meio do cerrado goiano e é cercado de cachoeiras e cânions.

Localizada a 230km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros engloba oito municípios do interior de Goiás. As principais bases de apoio para os turistas são as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante.

Muitas pessoas dizem que a Chapada dos Veadeiros possui uma energia enigmática. Isso acontece porque o local é uma enorme pedra de quartzo cortada pelo Paralelo 14 (o mesmo que passa pela cidade de Machu Picchu). Além disso, a região possui formações com mais de 600 milhões de anos.

As atrações da Chapada dos Veadeiros os agradam aventureiros que buscam por passeios outdoor, as pessoas que curtem locais místicos, quem deseja ter mais contato a natureza e os amantes do turismo ufológico.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

As cachoeiras são os principais atrativos da Chapada dos Veadeiros. Há inúmeras quedas d’água fantásticas e bons motivos para tomar banho em cada uma delas.

A Cachoeira de Santa Bárbara, localizada no povoado Kalunga, é uma das mais famosas da região e a queridinha dos turistas. A água deste local possui tons de azul claro que lembra o mar caribenho. Essa cachoeira não é muito grande, tem cerca de 30 metros de altura, no entanto a beleza do poço que cerca a cascata é de se apaixonar. O acesso à Cachoeira de Santa Bárbara é fácil e possui apenas 1km de trilha.

Cachoeira de Santa Bárbara - Chapada dos Veadeiros
Cachoeira de Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros

Também no povoado Kalunga estão a Cachoeira da Capivara, um conjunto de quedas d’água com mais de 40 metros de altura e a Cachoeira Candaru, formada por uma queda d’água que possui 70m e cai em um lindo poço transparente.

Outro lugar famoso na Chapada dos Veadeiros é o Vale da Lua. Esse local já foi cenário de seriados e filmes e é difícil não se encantar com as pedras lapidadas pela água do Rio São Miguel. Durante o período da seca, é delicioso curtir a sequência de corredeiras e caldeirões. Já na temporada das chuvas, o Vale da Lua se torna um local arriscado para banhos e muitos pontos ficam inacessíveis.

Outro local que deve fazer parte de seu passeio é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. No local está a Trilha dos Saltos: um caminho que leva até o mirante do Salto 120 e do Salto 80. O nome das cachoeiras é devido à suas alturas: 120 metros e 80 metros. Além de apreciar a vista, também é possível tomar um delicioso banho nesses locais. Ainda dentro do parque, está a Trilha dos Cânions, um local de paisagens arrebatadoras que tem como atração o Cânion II e a Cachoeira das Cariocas.

Além de toda beleza natural e dos encantos das cachoeiras, vale a pena desfrutar as cidadezinhas da região. A Vila de São Jorge é um local que possui grande produção de arte e artesanato. O local também têm bons restaurantes, pousadas com um charme rústico e um mirante conhecido como Aeroporto de Discos Voadores.

A cidade de Alto Paraíso de Goiás é a mais famosa e movimentada da Chapada dos Veadeiros. Ela também possui melhor infraestrutura turística, tendo excelentes pousadas, ótimos restaurantes e um grande número de agências de viagem. Além das lojinhas de artesanato e da Feira do Produtor Rural, vale a pena conhecer um dos muitos centros de terapia alternativa que existem por lá.

Quando visitar a Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada o ano inteiro. No entanto, é preciso salientar que as estações podem oferecer experiências bem distintas.

Durante os meses de maio e setembro, o local possui um clima seco e ausência quase total de chuvas. Já entre os meses de outubro e abril, as chuvas tomam conta da região.

Na estação seca, é possível visitar a chapada sem se preocupar com trombas d’água nas cachoeiras. Os dias são quentes e ensolarados e as noites costumam ser frescas. Essa é considerada a “alta temporada” da Chapada Dos Veadeiros, especialmente no mês de julho, época das férias escolares.

Os meses de abril, maio e junho são recomendados para você agendar sua viagem. Durante esses meses a Chapada não estará cheia de turistas, a vegetação estará mais verde e as cachoeiras terão bastante volume de água.

Se você não gosta de aventuras e vai passar longe dos banhos gelados, a dica é ir na temporada de chuvas, entre novembro e março. Nessa época as quedas d’água estão com seu volume máximo e rendem boas fotos.

Melhor época do ano para você visitar a Chapada:

  • Melhores meses – abril, maio, junho e julho;
  • Piores meses – dezembro e janeiro;
  • Meses mais secos – junho, julho e agosto;
  • Meses mais chuvoso – novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.