Machu Picchu

22/09/2014 |
Foto: travel-photographs.net

A cidade Inca construída sobre pedras foi descoberta em 1911 e, desde então, atrai milhares de turistas o ano todo. Com uma arquitetura cheia de mistérios e de uma complexidade alta para a época em que foi idealizada, Machu Picchu é um destino dos aventureiros e apaixonados por história.

Belíssimas construções compõe a cidade localizada a 2.350 metros acima do nível do mar. Pedras pesadas sobre uma base de granito e um relevo acidentado levam muitas pessoas a questionar como tudo aquilo foi erguido, enchendo o local, ainda mais, de mistérios e teorias.

Recentemente Machu Picchu foi considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, além de declarado pela UNESCO Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.

Para chegar à cidade é possível ir de trem ou por trilhas. Os trens partem de Cusco e vão até Aguas Calientes, com três opções por dia. Ao chegar em Aguas Calientes é preciso percorrer, a pé, cerca de 700 metros até chegar à cidade ou ir de ônibus. Já pelas trilhas existem várias rotas para chegar até Machu Picchu, normalmente organizadas por companhias de turismo. A caminhada mais famosa é a que leva 4 dias e atravessa montanhas que chegam a 4.200 metros de altitude. A viagem começa em Piskacucho e caminha-se, em média, 7 horas por dia. Para quem quer conhecer as ruínas de Qoriwayrachina, Waynaq’ente e Machuq’ente, deve começar a trilha pelo km 88 da via férrea Cusco – Aguas Calientes.

Chegando lá, visite o Templo Del Sol, única construção em forma semicircular, o Setor Nobre, onde estão as casas dos governantes, as terrazas, uma área agrícola em forma de degraus, o Templo de Las Tres Ventanas, com uma das vistas mais incríveis de todo o passeio e o Mausoleo Real, lugar de adoração e de oferendas aos deuses. Além de muitos outros passeios, como ao Templo de La Luna, a Pedreira, a Ponte Inca, Putucusi, Plaza Principal, Acllahuasi, Huayna Picchu, Intihuatana, Porta do Sol, Templo Del Condor e a Escadaria das Fontes, todos com suas belezas e histórias próprias.

A melhor época para visitar a cidade Inca é nos meses de abril, maio, junho, setembro e outubro. Nos demais meses chove demais ou a cidade está superlotada. Não é preciso visto mas é exigida vacina contra febre amarela.