Aurora boreau e aurora austral: quando e onde presenciar o fenômeno?

16/02/2016 |

aurora-boreal

A natureza é poderosa, inclusive nos pequenos detalhes. Bons exemplos são a Aurora Boreal e Austral.

A aurora boreal é um verdadeiro show de luzes coloridas e brilhantes, que ocorre em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. Ela acontece na região do Pólo Norte.

Pode acontecer nos formatos de pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. As cores podem variar muito como, vermelha, laranja, azul, verde e amarela, mas muitas vezes, aparecem em várias cores ao mesmo tempo. 

Ela pode ser vista nas imediações de várias cidades habitadas, todas localizadas acima do Círculo Polar Ártico, entre elas: Islândia, Canadá, Sibéria (Rússia) e Alaska.

O período ideal para ver o fenômeno é no inverno, quando as noites são mais longas que os dias, entre Outubro e o final de Março.

Já a Aurora Austral acontece na região polar sul do nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. Também são verdadeiros espetáculos luminosos!

A aurora austral pode ser observada no Hemisfério Sul, em locais como Nova Zelândia, Austrália e, claro, Antártida.

Para ver a Aurora Austral, o melhor período é no inverno. Isso porque em latitudes muito altas – mais perto dos pólos – há luz solar quase o dia todo no verão. A luz solar impede de vermos as luzes da aurora, então, se quiser caçar a aurora, prepare-se para passar frio. As auroras são mais visíveis durante a noite e quando o céu está sem nuvens.