As melhores viagens do mundo para os apreciadores de vinho

27/06/2016 |

viagem-enoturismo

Em vários cantos do mundo é possível encontrar infinidades de opções de vinhos. A Revista Vertical listou os melhores destinos enoturísticos do planeta para você, mas não se acanhe se você faz parte do time dos iniciantes: o melhor vinho é aquele que você gosta. Confira nossa lista de melhores viagens do mundo para os apreciadores de vinho:

Na América do Sul, a melhor época para conhecer os vinhedos é fevereiro e março, os meses da colheita.

  • Mendoza, Argentina – Mendoza, no meio da Cordilheira dos Andes, produz 70% dos vinhos argentinos. São aproximadamente 1.200 adegas, como a Terrazas de los Andes, a fábrica Chandon e a Finca Flichman, onde é possível degustar bons rótulos e até mesmo fazer uma visita guiada aos vinhedos.
  • Santiago, Chile – O Valle de Colchagua é o maior produtor de vinhos finos do país. A visita pode começar na cidade de Santa Cruz, de onde partem os passeios para as principais vinícolas da região. Você também pode conhecer o Museu de Colchagua, dedicado à bebida, e embarcar no Trem do Vinho, que passa por diversos vinhedos.
  • Serra Gaúcha, Brasil – A Serra Gaúcha tem como destaque o Vale dos Vinhedos, onde é possível conhecer vinícolas, fazer cursos sobre a bebida, além de visitar construções do período da colonização. Em Gramado as vinícolas obrigatórias para conhecer são  Chandon, Salton e Miolo. Você também pode visitar Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha para uma degustação.

Na Europa, o período que oferece as mais belas paisagens é entre setembro e outubro.

  • Champanhe, França – Reims é uma das cidades mais visitadas da região de Champanhe, que concentra cerca de 5 mil fabricantes de vinho. Em Champanhe é possível encontrar marcas reconhecidas mundialmente, como Perrier-Jouët, Dom Pérignon, Veuve Clicquot e Moët & Chandon.
  • Porto, Portugal – É dos vinhedos às margens do rio Douro que nasce grande parte das uvas para a produção do famoso vinho do Porto. Os turistas encontram desde pequenos produtores até grandes vinícolas, onde podem participar da colheita. Museus, enotecas e construções históricas dão um charme especial ao destino. Para apreciadores de vinho verde, basta dar uma estendida para o norte do país, e parar nas cidades de Braga e Guimarães, muito tradicionais na produção da bebida.
  • Toscana, Itália – A região da Toscana produz vinhos de máxima qualidade. É no centro da Itália que se produz o prestigiado Brunello de Montalcino, um dos tintos mais celebrados do país. Com mais de sete mil vinhedos, o turista pode percorrer desde a região da cidade de Livorno até a divisa com Lazio.
  • La Rioja, Espanha – A região de La Rioja, no Norte da Espanha, conta com mais de 500 adegas.  Na cidade de Haro, acontece o famoso festival “Batalla del Vino” – uma divertida “guerra de vinho” disparada por pistolas de água.

Outros destinos ao redor do mundo

  • Marlborough, Nova Zelândia – Com 160 vinícolas, Marlborough é a capital do vinho da Nova Zelândia. Em terras ensolaradas e secas, são cultivadas uvas pinot noir, chardonnay, riesling, pinot gris e gewurztraminer. Os passeios nas adegas podem ser feitos de carro ou bicicleta e 40 delas ficam abertas o ano todo para receber clientes e turistas.
  • Stellenbosch, África do Sul – Com mais de 200 produtores, a Rota do Vinho da cidade de Stellenbosch tem sido roteiro frequente entre os apreciadores da bebida. A cerca de 50 quilômetros da Cidade do Cabo, o local tem clima bastante favorável ao plantio de uvas – calor durante o dia e temperaturas baixas durante a noite. Em vinícolas como Villiera, Neethlingshof e Hartenberg você pode saber mais sobre o processo de fabricação e conhecer mais a fundo o cultivo da uva.