Verde Esperança

27/12/2021 |
Verde Esperança

2021 foi um ano que falamos sobre diversos assuntos ambientais interessantes. Abortamos temas como Energia Solar, Poluição do Ar, Biodigestão, Áreas Verdes Urbanas e a Importância de Economizar Água.

Toda vez que um ano se encerra refletimos sobre o período que passou e planejamos nosso futuro. Por isso, esse artigo serve para contribuir na sua reflexão.

Para que 2022 seja mais feliz, próspero e sustentável, criamos um retrospectiva do Caderno de Sustentabilidade de 2021. Temos a esperança que, relembrando a importância deste tema, teremos um ano ainda melhor. 

2021: um ano de muito conhecimento

Os artigos publicados na Revista Vertical sobre sustentabilidade tiveram como objetivo ensinar ou trazer algo prático para sua vida. Assuntos como saneamento básico, dia da mata atlântica e o que aconteceria com a Terra se os humanos desaparecessem nos auxiliaram a compreender melhor o ecossistema que vivemos.

Essa educação ambiental promove conversas, ajuda a criar negócios, estimula novas práticas e fomenta hábitos que auxiliam na preservação da vida. 

No início de 2021, quando olhamos para as metas traçadas para um ano mais sustentável, nossa sensação é dupla. Temos a certeza de dever cumprindo e que podemos fazer ainda mais.

2022: um novo ano

O conhecimento é o bem mais precioso que possuímos e ele é cumulativo: quanto mais aprendemos, mais podemos aprender. As práticas sustentáveis tem esse mesmo poder: quanto mais fazemos, mais percebemos que podemos fazer.

Embora as perspectivas econômicas e sociais para 2022 sejam incertas, nossos desejos e objetivos já estão traçados. Se em 2021 nos tornamos mais responsáveis com o meio ambiente, em 2022 temos que ampliar nossos conhecimentos e expandir nossas ações. 

A partir do que vivemos e aprendemos vamos analisar o que deu certo e ver os pontos que podemos melhorar para esse ano que se inicia.

O que queramos no futuro

Todos nós desejamos viver em um planeta mais equilibrado, limpo e sustentável. No entanto, para conseguir isso, esse processo deve ser iniciado por nós. É preciso falar sobre sustentabilidade em casa, no nosso trabalho, em nosso bairro e nosso município. É preciso que mais pessoas passem a ter essa consciência. 

Levando-se em conta o que vivemos em 2021, nosso maior sentimento para 2022 é a esperança. Aos poucos, compreendemos que estamos ajudando a fazer um mundo melhor e mais verde.