Ter uma cozinha sustentável é mais fácil do que você imagina! Dentre todas as áreas da casa, essa é que tem mais possibilidades de gerar lixos e resíduos. Muitas vezes, por falta de informação, as pessoas pensam que para ter uma cozinha sustentável é preciso fazer mudanças bruscas e caras. A verdade é que é possível ajudar o meio ambiente de forma fácil e sem gastar muito tomando alguns cuidados.
Como ter uma cozinha sustentável
1. Compre a granel
Uma das maneiras mais fáceis de evitar desperdícios é fazer compras a granel. Alimentos como feijão, farinha, nozes, cereais e macarrão são facilmente encontrados em lugares como o Mercado Municipal.
Outra dica importante para ter uma cozinha mais sustentável é levar sacolas ecológicas para transportar usas compras.
2. Troque esponjas de louça tradicionais por opções naturais
A maioria das esponjas são fabricadas com fibras sintéticas que, ao serem descartadas, prejudicam o meio ambiente.
A melhor maneira de resolver esse problema é substituindo esses itens por esponjas “sustentáveis”, feitas de materiais reciclados, fibras naturais e recursos renováveis. Antes de comprar uma esponja, olhe na embalagem a composição.
Veja também como usar esposas para salvar as plantas.
3. Cuide da água
A cozinha é um dos locais da casa em que a água é mais utilizada e, por isso, tem mais chances de ser desperdiçada. A recomendação para economizar água é bem conhecida e vale sempre ser lembrada: não deixe a torneira aberta, sempre conserte ou substitua torneiras pingando e, sempre que possível, use uma bacia para deixar as louças de molho.
Uma torneira pingando a cada segundo joga pelo ralo cerca de 600 litros de água em um mês. Isso é o suficiente para hidratar 6 pessoas nesse mesmo período.
4. Faça a compostagem para ter uma cozinha mais sustentável
A compostagem é uma forma extremamente simples de dar um destino útil aos orgânicos. Veja como fazer uma composteira ou, se preferir, compre uma pronta na internet. A partir de uma composteira você pode fazer adubo caseiro com restos de comida.
Já que você quer deixar sua vida mais sustentável, que, tal fazer uma horta?
5. Gosta de chá? Então use as folhas
Muitas pessoas gostam de chás e vários deles oferecem muitos benefícios à saúde. No entanto, as caixinhas de chás geralmente trazem plástico e fibras sintéticas, que não são boas para o meio ambiente.
Para ajudar o planeta, você pode substituir as caixas de chá pelas folhas soltas.
6. Use produtos de limpeza naturais
Muita gente imagina que os produtos de limpeza naturais são caros e difíceis de serem encontrados. A realidade é o oposto disso. Muitas pessoas já estão se preocupado em ter uma cozinha sustentável e, por isso, o preço e o acesso à esses itens está cada vez mais acessível.
Além disso, você também pode fazer seus próprios produtos de limpeza. Veja como fazer detergente caseiro.
7. Quer ter uma cozinha sustentável? Então faça sua própria comida!
Diminuir os pedidos de delivery ajuda a reduzir o número de embalagens. Caso você não tenha habilidades culinárias, opte em fazer pedidos nas empresas amigas da natureza. Há muitos restaurantes que não enviam embalagens plásticas e, em alguns, há até programas de reciclagem.
8. Troque o plástico por metal, madeira e vidro
O plástico é um dos maiores vilões para o planeta. Por isso, sempre que precisar de novas embalagens, opte por metal, madeira ou vidro. Aprenda como viver sem plástico.
9. Para ter uma cozinha mais sustentável, faça uma “gestão de alimentos”
É comum cozinharmos e guardarmos as sobras para comer depois. E, antes de percebermos, os alimentos estragaram. Para te ajudar nessa tarefa a dica é adotar uma gestão de alimentos evitando desperdícios. Se liga:
- Quando for no mercado, coloque os alimentos mais novos para o fundo do armário. Isso fará com que você pegue sempre os itens que irão vencer antes.
- Coloque as sobras de comida em vasilhas específicas. Por exemplo, todos os alimentos que estão nos potes de tampa vermelha estragam mais rápido e devem ser consumidos o quanto antes. Se você não tiver potes coloridos, coloque uma etiqueta nos itens com a data de preparo.
- Verifique sua geladeira e sua despensa com frequência. Isso irá ajudar a perceber quais os alimentos que devem ser consumidos antes.