Mercado Municipal de Curitiba

29/12/2021 |
Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba foi fundado em 02 de agosto de 1958. É o principal e mais tradicional local de compras da cidade.

No Mercado Municipal de Curitiba há bancas de hortifrutigranjeiros, lojas de delicatessens e um setor de orgânicos. Quem visitar o espaço ainda encontra bebidas, queijos, ervas medicinais, temperos, iguarias, conservas, peixes, embutidos e carnes exóticas. O local também possui lojas de produtos de decoração, utensílios domésticos, produtos de limpeza, armarinhos, presentes, entre outros.

Na Praça de Alimentação do Mercado Municipal de Curitiba é possível encontrar diversos estilos de restaurantes e cafés. O destaque fica pela gastronomia étnica, com pratos da culinária brasileira, japonesa, italiana e portuguesa.

História do Mercado Municipal de Curitiba

O primeiro mercado público da cidade foi criado em 1864, no antigo Largo da Ponte, atual Praça Zacarias. O estabelecimento era popularmente chamado de Mercado dos Quartinhos.

Em 1869 o governo solicitou a desocupação do local e a cidade ficou sem nenhum mercado público até 1873. No dia do aniversário da emancipação do Paraná, 19 de dezembro, foi lançada a pedra fundamental para a construção de uma nova sede, localizada no Largo da Cadeia, atual Praça Generoso Marques.

Em 11 de outubro de 1874 foi inaugurado o “novo” Mercado Municipal de Curitiba e em 1890 o Largo da Cadeia foi rebatizado para Largo do Mercado.

Em 1912, o prédio foi fechado e demolido, dando lugar ao Paço Municipal. O Mercado foi transferido provisoriamente para o Largo Nogueira, atual Praça 19 de Dezembro. Em 1915 ocorreu uma nova transferência, agora para o Batel, local onde atualmente fica a Praça Theodoro Bayma.

Em 1937 o prédio foi novamente demolido e a prefeitura regulamentou as feiras livres. Desta maneira, os hortifrutigranjeiros percorriam os bairros da cidade vendendo seus produtos. Cada dia da semana era em um local diferente.

Em 1954, o prefeito Nei Braga determinou a construção de um novo Mercado Municipal. O local escolhido foi um terreno em frente às oficinas da antiga Rede Ferroviária, atual Rodoferroviária de Curitiba.

Entre 1956 e 1958 foram realizadas as obras para a construção do espaço e, no dia 02 de agosto de 1958, finalmente foi inaugurado o Mercado Municipal de Curitiba.

Serviço

  • Endereço: Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865
  • Telefone: (41) 3363-3764

Horário de Atendimento

  • Terça-feira a sábado: das 8h às 18h. 
  • Domingo: das 8h às 13h. Os restaurantes ficam abertos até 15h, com entrada pela Rua da Paz
  • Segunda-Feira: Fechado

O Mercado Municipal faz parte da Linha Turismo de Curitiba.