Consumo consciente é perceber que tudo o que compramos, seja um produto ou serviço, traz consequências positivas e negativas. O consumo afeta não apenas os vendedores e compradores, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade.
Tão importante quanto refletir sobre os hábitos de aquisição é estar alerta sobre a real necessidade de obter determinado bem. Além disso, é importante ficar atendo aos possíveis impactos que uma compra pode causar.
Pensar em consumo consciente não é apenas saber se o produto ou a embalagem podem ser reciclados após o uso. É preciso analisar se os itens não são piratas ou contrabandeados, conhecer a origem, o processo de fabricação e saber os impactos de toda sua vida útil de um determinado bem. Também é importante saber como é feito a extração de matéria-prima e até mesmo entender as políticas do descarte final.
Consumo consciente ou sustentável é o hábito de consumir melhor
O consumo consciente nada mais é que o hábito de consumir melhor. É o oposto do consumo imediatista, que busca apenas a satisfação rápida e o lucro (do ponto de vista da empresa). No consumo imediatista não são levados em consideração as consequências sociais e ambientais da aquisição de determinado bem.
Nos últimos anos, o número de pessoas que está buscando um consumo consciente aumentou de forma exponencial. Aos poucos, as pessoas estão tomando conhecimento de sua importância no mundo e começando a perceber que o papel de cada cidadão importa para a preservação do planeta.
As pessoas que optam pelo consumo consciente escolhem itens que não prejudicam a natureza, preferindo artigos eco-friendly. Esse público também está preocupado com os impactos sociais, não comprando de empresas despreocupadas com a sociedade.
Esse novo perfil de consumidor é procura por empresas que possuem ideais semelhantes aos seus. Ele busca saber se a empresa faz doações e se a corporação está envolvida com a comunidade, da mesma forma que ele está.
O consumo consciente começa a partir da seguinte análise: eu preciso realmente comprar?
Se resolver que sim, o consumidor pode definir quais são as características que deseja em determinado produto. Ele irá escolher o fabricante de acordo com sua responsabilidade socioambiental, fazer uso otimizado desse item para que ele tenha uma vida útil maior e, por fim, encontrar uma forma de descarte adequada.
Esse pensamento ajuda a minimizar os impactos do consumo indiscriminado, ajudando a economizar água, energia elétrica, petróleo e outras matérias-primas. Esse pensamento de consumo consciente está em toda parte da sociedade que preza pelo desenvolvimento sustentável e compreende o conceito de Economia Circular.
Panorama do Consumo Mundial
O consumo mundial de produtos está mal distribuído e completamente descontrolado. Estima-se que cerca de 20% da população consuma 80% de todos os serviços e produtos do planeta. A cada ano entram em cena mais 150 milhões de novos consumidores. A previsão é que nos próximos 20 anos existam mais de três bilhões de pessoas desperdiçando alimentos, água e comprando cada vez mais coisas que não precisam.
Esse modelo já tem demostrado suas consequências: mudanças climáticas, lixões que se acumulam em países como China e Índia e aumento expressivo da poluição nos grandes centros.
O poder está nas suas mãos
O consumidor é o elo final de uma cadeia de produção. É importante que cada vez mais pessoas tenham consciência do que devem consumir e como podem economizar. Todos devemos agir de maneira mais sustentável para que possamos preservar o planeta para as gerações futuras.
Agir de forma sustentável e de maneira individual não é o bastante. É preciso divulgar a causa, fazer pressões para os órgãos criarem leis mais rígidas que regulamentam os processos de produção e cobrar das empresas para que não busquem apenas o lucro desenfreado e sim uma economia sustentável. Faça sua parte e consuma de forma mais consciente.