O que é desenvolvimento sustentável

04/04/2022 |
O que é desenvolvimento sustentável
Photo by Photo Boards on Unsplash

Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às gerações futuras. Na prática, é um tipo de crescimento que não irá esgotar os recursos naturais do planeta no futuro.

Quando falamos em desenvolvimento sustentável, significa que certos comportamentos econômicos devem ser abandonados e que as empresas tenham uma conduta mais equilibrada em relação à natureza.

A definição de desenvolvimento sustentável surgiu na Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. A ideia era discutir e propor meios de conciliar o crescimento econômico e a conservação ambiental.

Com o passar do tempo, o termo “sustentabilidade” virou uma meta a ser buscada pelas empresas. Este tema ainda engloba a desigualdade social, degradação acelerada do meio ambiente, crescimento urbano descontrolado, instabilidade empregatícia, inflação, entre outros.

No fim do século XX, houve uma expansão da consciência ecológica e as nações começaram a fazer um movimento mundial. Surgiram alguns mecanismos, como o Protocolo de Kyoto, que representa os esforços dos países para reduzir o aquecimento global e criar alternativas em busca de um desenvolvimento mais sustentável.

Dentro deste contexto surgem produtos e serviços que evitam a degradação da natureza através da exploração racional dos recursos ou solucionam problemas ambientais. Os chamados ecobusiness ou green business passaram a ser pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável

O primeiro é reconhecer que os recursos naturais do planeta são finitos. Esse pensamento criou uma nova forma de evolução econômica, que se preocupa com o meio ambiente e com o capital humano.

O desenvolvimento sustentável prima pela utilização racional dos recursos, fortalece as populações locais com o objetivo de gerar bem-estar social e ambiental. Também visa a utilização correta das matérias-primas e recursos naturais, além de pregar a reutilização e reciclagem.

Veja também: