Sustentabilidade: da teoria à prática

06/09/2021 |

Como já falamos no site da Revista Vertical, o desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual e garantir a capacidade de atender as gerações futuras. É o desenvolvimento que não esgota os recursos finitos e naturais do planeta.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas. A ideia é discutir e propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Nos últimos anos as práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte das estratégias das empresas. Cientes das necessidades de retorno econômico, as ações sustentáveis unem a prosperidade, o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

Cada vez mais as empresas estão tendo esta preocupação e consciência. O reconhecimento que os recursos naturais são finitos e que nós dependemos deles para a sobrevivência é fundamental. Por isso é necessário pensar na conservação da biodiversidade e em um desenvolvimento que focado na qualidade da utilização dos recursos e não na quantidade.

Responsabilidade Social Corporativa

Evolução Histórica da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social Corporativa
Evolução Histórica da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social Corporativa – © WWF-Brasil

O consumidor é cada vez mais consciente do peso ecológico e social de suas escolhas. Desta maneira para que as empresas possam garantir a satisfação de seus clientes, ela terá que fornecer respostas coerentes à suas práticas sustentáveis, empenhando-se para atingir resultados positivos em favor do meio ambiente.

Empresas que querem se manter competitivas devem responder às expectativas dos consumidores valorizando um comportamento responsável.

O Cemitério Vertical de Curitiba é um exemplo de empresa que se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade. Para saber mais, acesse www.cemiteriovertical.com.br.