Como reduzir a produção de lixo em casa

20/06/2022 |
Como reduzir a produção de lixo em casa

Quando falamos sobre sustentabilidade, reduzir a produção de lixo em casa é fundamental. De acordo com o IBGE, os brasileiros geram em torno de 230 mil toneladas de lixo por dia, um número que representa aproximadamente 1kg por habitante. Deste total, uma pesquisa divulgada pelo IPEA, aponta que:

  • 54,41% dos resíduos é orgânico;
  • 16,49% plástico;
  • 13,16% papel e papelão;
  • 2,34% vidro;
  • 1,56% material ferroso;
  • 0,51% alumínio
  • 8,56% outros materiais.

Você já sabe que destinar o lixo seco para a reciclagem é fundamental no processo de construção de um mundo melhor. No entanto, é possível fazer mais do que isso. Com essas dicas simples, você pode fazer a diferença! Se liga!

Dicas para reduzir a produção de lixo em casa

1. Tenha um consumo consciente

Analise seus hábitos de consumo e planeje suas compras. Fique sempre atento em relação às embalagens e lembre-se: quanto menos embalagens, melhor! Se os produtos comprados tiverem origem sustentável, é melhor ainda! Privilegie empresas que possuem selo orgânico, vegano, cruelty free e sustentável. Também evite o consumo por impulso de bens desnecessários.

2. Compre a granel e utilize produtos em refil

Fazer compras a granel diminui a circulação de embalagens. Você pode fazer seu estoque de cereais, sementes, produtos naturais e até carvão. Verifique se o mercado ou loja de sua confiança possui essa opção.

Produtos de higiene que vem com embalagem refil, reduzem significativamente o uso de plástico e outros materiais, minimizando os danos ambientais. Utilizar embalagens refil, pode evitar o descarte de 1,6 mil toneladas de plástico por ano.

3. Evite embalagens de plástico e isopor

O plástico e o isopor são produtos feitos a partir do petróleo e são dois vilões da natureza. O plástico, se jogando no meio ambiente, pode levar até 500 anos para se decompor. Já o isopor possui prazo indeterminado!

Sempre que possível, prefira embalagens de vidro, papel ou metal. Esses itens podem ser reaproveitados ou reciclados.

4. Leve suas próprias sacolas para o mercado

Com essa pequena atitude, você ajuda a diminuir a circulação de sacolas plásticas. A estimativa é que cerca de 1,5 bilhão de sacolas plásticas circulem por dia no mundo. Opte por sacolas de tecido. Elas são mais resistentes e servem para diversas situações.

5. Para reduzir a produção de lixo em casa, evite o uso de descartáveis

Vai fazer uma festa? Utilize seus pratos e copos de vidro, ao invés de descartáveis. O mesmo vale para aquele pedido no delivery: se você estiver na sua casa, evite pedir talheres ou pratos. Se comer muito fora de casa, leve com você um kit de talheres.

Outra forma de evitar os descartáveis é carregar sempre uma garrafa de água ao invés de comprar toda vez que for para a rua. Abrir mão de canudos descartáveis também é importante.

5. Colabore com a coleta seletiva

Separar seu lixo para a coleta seletiva é uma das principais formas de reduzir os materiais que são descartados no meio ambiente. Por isso sempre separe latas, vidros, embalagens de plástico e outros itens que podem ser reaproveitados.

Na hora de jogar fora caixas, desmonte-as. Isso fará com que o lixo ocupe menos espaço e ajudará os coletores.

6. Reduza a produção de lixo em casa, reutilizando os materiais

Reutilizar é a melhor forma de contribuir para o meio ambiente. Se receber talheres descartáveis no delivery, por exemplo, lave-os e guarde-os para utilizar uma próxima vez. Levar seu próprio copo em eventos e reaproveitar embalagens são atitudes sustentáveis que contribuem para o meio ambiente.

7. Opte pela produção própria de comida

Sucos, geléias e bolos podem ser feitos em casa ao invés de comprá-los prontos. Quando você prioriza a produção caseira, reduz o consumo de embalagens. Além disso, esse hábito também é economicamente vantajoso.

8. Invista na compostagem caseira

Transformar alimentos em adubo em um processo conhecido como compostagem, ajuda e muito a reduzir os resíduos. Além disso, você irá ter um material orgânico rico para fortalecer suas plantas.

No entanto, lembre-se: alguns alimentos não podem ser compostados. Frutas cítricas, derivados de trigo, carne, laticínios, arroz, cebola, alho, fazes de animais, plantas doentes e papel não devem ser depositados em sua composteira.

A composteira, quando montada corretamente, não atrai insetos e não cheira mal. Aprenda como fazer uma composteira em casa.

9. Para reduzir a produção de lixo em casa, aproveite os alimentos por completo

Cascas, talos e folhas, ao invés de descarados, podem ser utilizados em outras receitas. Sempre que for possível, os alimentos por completo. Veja como fazer um caldo de legumes com restos de alimentos.