Você enjoa durante viagens de carro? Saiba mais sobre o problema

16/01/2017 |

enjoo-viagemNão são poucas as pessoas que enjoam durante viagens, sejam elas de carro, ônibus e até avião. O que pouca gente sabe é que esse mal tem nome e explicação: é a cinetose, ou mal do movimento.

Isso é explicado basicamente pelo nosso sistema de equilíbrio. Para manter o corpo em pé, utilizamos as informações da visão, do labirinto e da sensibilidade. É nesse momento que acontece uma confusão no organismo. Por exemplo: sua visão diz que você está em movimento, mas sua sensibilidade diz que você está parado, afinal, está sentado o tempo todo e o seu labirinto já não sabe em quem confiar, causando a sensação de vertigem.

A doença acomete cerca de 10% da população e não tem idade para acontecer. Pode começar quando criança e nunca passar, assim como pode ocorrer apenas durante determinado período da vida, assim como pode aparecer depois que se atinge a idade adulta.

Algumas medidas podem ajudar a reduzir os desconfortos durante a viagem, como não ingerir café, bebidas alcoólicas, cigarros e comidas pesadas. Atividades comuns para quem viaja com certa frequência, como ler e mexer no celular só pioram os sintomas. A dica para evitar as náuseas é ser o motorista ou então fixar o olhar em um ponto fixo, não em objetos em movimento.

Se o seu caso é grave e traz muito incômodos, pode precisar de tratamento médico com medicamentos conhecidos como antivertiginosos. Para isso, é imprescindível consultar um médico. Alguns exercícios de fisioterapia também podem ajudar.

Em caso de dúvida consulte sempre um especialista.