Tudo o que você precisa saber sobre a gripe H1N1

13/07/2016 |

h1n1

O que é a gripe H1N1?

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada por um dos vírus que causam a gripe. Ele chegou ao Brasil em 2009 e desde então é registrado todos os anos. Seu período de incubação é de 3 a 5 dias e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, pelo contato com objetos contaminados, por via aérea ou contato com saliva ou partículas de secreção das vias respiratórias. É importante destacar que pode ser transmitido mesmo antes dos sintomas aparecerem.

H1N1_i1-2

Quais as complicações possíveis da Infecção por Influenza H1N1?

Podem ocorrer quadros de pneumonia bacteriana ou viral, sinusite, infecção no ouvido, desidratação e piora de alguns sintomas em pacientes portadores de doenças crônicas (como Insuficiência Cardíaca, Enfisema Pulmonar, Asmáticos, etc.).

Quais são os pacientes que estão no grupo de risco?

Os pacientes classificados nos grupo de risco são: gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de ter filhos), crianças menores que 5 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, pacientes imunossuprimidos, portadores de doenças pulmonares, cardíacas, hepatopatias (doenças do fígado), nefropatias (doenças renais), doenças hematológicas, diabéticos, obesos e população indígena. Todos os pacientes listados acima podem apresentar mais comumente complicações decorrentes do quadro de Gripe por H1N1.

Qual o tratamento para gripe H1N1?

O tratamento inicial se constitui de repouso e medicações para alívio dos sintomas, como Paracetamol ou Dipirona e aumento de ingestão de líquidos. Caso o paciente seja de grupos de risco conforme listados acima, pode ser indicado o uso do Oseltamivir (Tamiflu®) nas primeiras 48 horas de sintomas. Em grande parte da população, a infecção por H1N1 vai cursar como uma gripe “mais forte”, com resolução gradual dos sintomas e sem complicações.

H1N1_i2