Vivemos em uma sociedade que valoriza muito a aparência. Entre os inúmeros procedimentos estéticos disponíveis, o clareamento dental é um dos mais pedidos.
Os dentes podem ficar manchados ao longo do tempo pelo consumo rotineiro de bebidas como o café, chá, vinho e também o fumo. E são muitas as pessoas que recorrem ao clareamento dental para solucionar esse problema. Mas você sabe como este procedimento funciona? Vamos explicar.
O clareamento é mais simples do que se imagina, mas deve ser feito por um dentista. Pode ser feito com laser ou com moldeiras confeccionadas especialmente para cada usuário.
Existem os procedimentos clareadores, que removem manchas e deixam os dentes mais brancos cerca de 5 a 7 vezes. No consultório, a técnica que utiliza luz ativada clareia os dentes instantaneamente e dura cerca de um ano. Já a moldeira personalizada pelo seu dentista deve ser usada durante várias horas durante o dia ou a noite durante 2 semanas. Existem ainda as alternativas mais em conta, feita com produtos encontrados nas farmácias, como fita adesiva, gel alvejante e moldeira que se molda automaticamente ao contorno dos dentes depois de aquecida.
Também existem os procedimentos não clareadores, que usam alguma forma de abrasão para remover as manchas. Nessa categoria estão incluídos os cremes dentais, enxaguante bucais e a própria limpeza feita pelo seu dentista. Somente ele pode informar qual a melhor opção para você.
Depois do clareamento feito, praticar uma boa higiene bucal ajuda a prolongar o resultado. Alimentos como maçã, pera, cenoura, pepino e couve-flor contribuem para mantes os dentes brancos. Já para evitar manchas ocasionadas por bebidas, a dica é utilizar canudos na hora do consumo.
Caso nenhuma das alternativas de clareamento seja eficaz, pode-se recorrer às facetas de porcelana.