A dor de ouvido geralmente ocorre após o canal auditivo ser preenchido de água ou quando há a introdução de outros objetos, como hastes flexíveis, tampas de caneta ou palitos. Isso pode causar uma infecção e até mesmo o rompimento do tímpano. No entanto, outras causas que incluem problemas na mandíbula, garganta ou dentes podem desencadear a dor de ouvido.
Daremos algumas dicas para reduzir a dor de ouvido de acordo com cada caso. No entanto esses tratamentos são feitos apenas para aliviar a dor e, caso ela não passe em até 3 dias, procure um profissional especializado.
Dor de ouvido devido a entrada de água
Dor de ouvido causada pela entrada de água é comum em pessoas que praticam esportes aquáticos. Ela geralmente é acompanhada por uma secreção ou perda da audição.
O que fazer: para aliviar a dor de ouvido causada pela entrada de água, coloque uma bolsa de água morna na região por cerca de 15 minutos. Deite ou incline a cabeça para o lado para que a gravidade ajude a fazer a água sair. Se a dor persistir, você pode tomar anti-inflamatórios ou analgésicos.
Dor de ouvido devido à infecção
A otite, ou infecção no ouvido é caracterizada por dor, coceira, febre e a presença de secreção no canal auditivo. Em alguns casos o microorganismo responsável pela infecção também pode estar na garganta.
O que fazer: para aliviar a dor você tomar analgésicos ou anti-inflamatórios. Se a infecção não passar em até 3 dias ou se as dores forem muito desconfortáveis, procure um médico para que seja feita uma avaliação e possivelmente o tratamento através de antibióticos.
Dor de ouvido devido à diferença de pressão
Quando viajamos de avião, na hora da decolagem ou da aterrisagem, é comum haver dor e a sensação que o ouvido está tampado. Apesar de ser normal, isso pode ser bem desconfortável.
O que fazer: para aliviar o desconforto causado pela diferença de pressão a dica é mascar chicletes ou bocejar. No caso de bebês é possível amamentar, dar uma mamadeira de água ou chupeta.
Dor de ouvido devido a alterações articulares
Artrite ou deslocamento de articulação na mandíbula pode ocasionar dores de ouvido. Essa dor também pode surgir devido a outros problemas de articulação, como a ATM, por exemplo. Nesses casos pode ocorrer dor ao bocejar, mastigar ou abrir a boca. Dores de cabeça também são comuns.
O que fazer: a única coisa que pode ser feita para amenizar a dor é colocar uma compressa de água morna na região. O mais recomendado é que você procure um otorrino o mais breve possível e que sejam feitos exames para realizar o tratamento adequado.
Dor de ouvido devido a amigdalite
A amigdalite é uma infecção causada por vírus, fungos ou bactérias na região da garganta. Essa infecção pode afetar o ouvido, causando a dor.
O que fazer: inicie o tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios. Se a dor não passar em 2 ou 3 dias, procure um médico e inicie um tratamento com antibióticos.
Dor de ouvido devido ao nascimento do siso ou dores de dente
O dento do siso, quando nasce, pode causar inflamações e infecções. Além disso, outros problemas como abcesso, cárie ou bruxismo podem provocar dores de ouvido.
O que fazer: para aliviar a dor aplique uma bolsa de água morna na mandíbula e no ouvido por 15 ou 20 minutos, 3 vezes ao dia. Tomar analgésicos e anti-inflamatórios também irá ajudar. Se a dor persistir, visite seu dentista.
Dor de ouvido por rompimento do tímpano
O rompimento no tímpano pode ocorrer por traumas, como perfuração por hastes flexíveis e outros objetos ou ainda devido a uma grande mudança de pressão, algo que acontecer ao pular em uma piscina, por exemplo.
A dor de ouvido devido ao rompimento do tímpano pode ser acompanhada por outros sintomas, como sangramento, perda de audição ou sensação de barulho contínuo.
O que fazer: nesses caso você deve procurar ajuda médica o mais rápido possível. Geralmente o tratamento é feito com remédios e, nos casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia.
Dor de ouvido por micose
A otomicose é uma infecção no ouvido causada por fungos que podem ocasionar dor, coceira, vermelhidão e diminuição da audição. Esse tipo de problema é comum em pessoas que estão com a diabetes descontrolada ou em nadadores, já que a umidade constante pode favorecer o aparecimento de fungos.
O que fazer: evite coçar ou introduzir hastes flexíveis no ouvido. É importante visitar um otorrino para que ele possa fazer uma limpeza e indicar o medicamento mais adequado para o tratamento.
Dor de ouvido causada por sinusite
A sinusite é uma inflamação dos canais nasais que pode ser provocada por doenças alérgicas ou infecções virais, bacterianas ou fúngicas. Ela causa o acumulo de secreção que pode afetar os ouvidos, causando dor.
O que fazer: beba muito líquido para ajudar a eliminar a secreção do nariz, aliviando a pressão do rosto e a dor de ouvido. Você também pode remover a secreção aplicando soro fisiológico nas narinas.
Dor de ouvido causada por labirintite
A labirintite é uma inflamação causada por uma infecção na estrutura interna do ouvido. Ela pode causar dor, tontura, enjôo, zumbido no ouvido e perda de equilíbrio.
O que fazer: nesses casos o ideal é fazer repouso para evitar a perda de equilíbrio. Uso de remédios para enjôo podem ser indicados. Nesses casos, assim que possível, visite um médico para tratar a labirintite.
Dor de ouvido causada por diabetes
A diabetes pode causar o enfraquecimento do sistema imunológico e aumentar o risco de dores por infecções. Nesses casos, a dor de ouvido geralmente é acompanhada por outros sintomas, como a diminuição da audição, formação de secreção ou mau cheiro.
O que fazer: procure um otorrino para tratar a infecção. Também mantenha sempre sua glicemia controlada.
Quando é necessário ir ao médico para tratar a dor de ouvido?
É recomendável uma consulta em um otorrinolaringologista para que sejam realizados exames nos seguintes casos:
- Dor de ouvido por mais de 3 dias;
- Piora da dor nas primeiras 48 horas;
- Febre acima de 38ºC
- Tonturas
- Dor de cabeça
- Inchaço na região.