Sabe quando você não consegue se concentrar ou quando não tem ânimo para fazer exercícios ou as coisas simples do dia-a-dia? Existem certos hábitos que podem fazer muita diferença na sua disposição. E, quando dizemos isso, não estamos nos referindo à apenas horas de sono. Sua postura, opção de sobremesa ou lanche da tarde e até aquele “inocente” cafezinho num momento de intervalo do trabalho podem estar sugando as suas energias. Fizemos algumas pesquisas e selecionamos alguns hábitos que podem estar sugando sua energia e disposição.
1. Comer muito açúcar
Comer qualquer coisa em exagero faz mal. O consumo de açúcar em grandes quantidades, está relacionado ao ganho de peso, obesidade, diabetes, hipertensão entre outros problemas. Quando o organismo ultrapassa a capacidade de processar nutrientes, pode-se dizer que a pessoa exagerou a quantidade ideal de consumo. No caso do açúcar, a primeira sensação é fraqueza. Isso ocorre devido um fenômeno chamado maré alcalina. Esse fenômeno nada mais é que o processo digestivo trabalhando para processar esses nutrientes, o que faz com que o cérebro diminua sua atividade de alerta, daí a sensação de fraqueza.
2. Ingerir muita cafeína
Presente no café, chocolate, alguns chás e refrigerantes, a cafeína pode até dar uma sensação de maior disposição, mas em excesso o efeito pode ser justamente o oposto. Se a pessoa estiver cansada e tomar cafeína ela vai se sentir mais disposta, mas a grande questão é que esta disposição não é real. Depois de uma ou duas horas o efeito vai passar e se ela se esforçou ainda mais neste período o cansaço depois também vai ser maior. Isso quer dizer que a cafeína não oferece mais energia para o corpo, pelo contrário, ela faz com que ele gaste mais energia, por isso acontece a melhora da disposição, concentração e foco, deixando a sensação de cansaço ainda maior depois do término de seu efeito.
3. Não tomar café da manhã
Não ingerir o café da manhã faz com que o corpo trabalhe mais lentamente, o que pode dificultar tanto o bom funcionamento do organismo quanto o emagrecimento e manutenção do peso. Quando ficamos um grande período em jejum o nosso organismo entende que estamos em repouso, então ele economiza energias, só utilizando o necessário para as funções vitais. Logo, se eu não estimulo o organismo, ou seja, não faço a primeira refeição do dia de forma equilibrada, ele vai funcionar mais vagarosamente e o rendimento pode ser prejudicado.
4. Passar muito tempo sentado
Ficar muito tempo sentado pode deixar você cansado. Isso porque a musculatura da panturrilha funciona como uma espécie de “coração venoso periférico”, ou seja, quando você se movimenta ela consegue mandar o sangue de volta para o coração mais facilmente. Quando se fica muito tempo parado na mesma posição o sangue venoso, que deveria estar retornando para o coração, começa a ficar parado do joelho para baixo, o que gera uma sensação de perna pesada, que é confundida com um cansaço. Se ficar muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé, movimente mais as pernas, fique alguns segundos na ponta dos pés e caminha de tempos em tempos.
5. Má postura
A má postura causar dores, que podem desencadear a sensação de cansaço, ela também prejudica a circulação. A movimentação do sangue se dá também pela diferença de pressão entre o tórax e o abdômen, então uma postura que prejudique a respiração, ou até mesmo o uso de roupas apertadas podem dificultar a circulação e acarretar na perda de energia.
6. Falta de exercício
Quando o corpo não se movimenta várias de suas funções são prejudicadas. Desde a circulação, até a força de músculos e ossos. A falta de exercícios, inclusive, pode estar sugando a sua energia, uma vez que um dos efeitos mais expressivos quando se começa a fazer atividade física é o aumento da disposição.
7. Desidratação
A água é essencial para o correto funcionamento do nosso organismo. A desidratação ocorre quando perdemos água em excesso, seja pelo suor, urina, intestinos ou respiração. Por afetar o equilíbrio do corpo de forma geral, a desidratação provoca outros sintomas além da sede intensa. Com a alteração dos sais minerais e glicose, o cérebro entra em modo de lentidão, causando uma sensação de cansaço e sonolência. Outro fator que aumenta a desidratação é a ingestão de bebidas alcoólicas, já que a perda de líquidos ocorre de maneira mais acelerada nesse caso. Fique sempre atento aos sintomas de desidratação, como pele e boca secas, fraqueza, tontura, urina de cor escura e ausência de suor e lágrimas.