Muitas cidades brasileiras estão flexibilizando a quarentena e várias atividades estão retornando. Entretanto a pandemia do COVID-19 ainda deve demorar para passar. Por isso separamos alguns hábitos importantes de devem ser seguidos para evitar a transmissão e o contágio do coronavírus (e de várias outras doenças).
Use máscaras sempre que sair de casa
O COVID-19 é uma doença respiratória transmitida através de gotículas liberadas pela boca na forma de espirro, tosse ou saliva. Por isso o uso de máscaras em locais públicos é muito importante: isso evita que as gotículas se espalhem e sejam inaladas por outras pessoas. Essa medida deve ser ainda mais rigorosa em locais fechados, como mercados, cafés ou ônibus.
A máscara deve ser utilizada por TODAS AS PESSOAS pois é comum que se contraia o COVID-19 de forma assintomática e a pessoa contaminada transmita a doença sem saber. IMPORTANTE: quem faz exercícios na rua, seja correndo ou pedalando, também deve usar máscara. As partículas de saliva nesses casos podem ser espalhadas num raio de até 20 metros.
Lave as mãos frequentemente
Lavar as mãos frequentemente é um hábito que deve ser mantido. Isso ajuda a evitar a contaminação do COVID-19 e de várias outras doenças. É comum nossas mãos tocarem superfícies contaminadas e depois serem levadas ao nariz, olhos ou boca. Essas partes do corpo possuem uma mucosa mais fina e são entradas mais fáceis de vírus e bactérias no organismo.
O inverno está chegando e nas regiões mais frias, devido a temperatura gelada da água, acabemos lavando a mão de forma superficial. Supere o frio e lave a bem a mão por cerca de 20 segundos. Essa atitude deve ser feita sempre que voltar da rua, ir ao banheiro, antes de comer ou tocar alguma superfície que tenha risco de estar contaminada. Se tiver em um lugar que não tenha água corrente e sabão, utilize álcool gel.
Prefira atividades ao ar livre
De acordo com um estudo realizado no Japão as chances de pegar o COVID-19 em locais fechados é quase 20 vezes maior. Dessa forma evite cinema, lojas e shoppings e dê preferência para parques, praias ou bosques.
Caso precise ir a um local fechado, fique o menor tempo possível. Utilize máscara, evite levar as mãos ao rosto e higienize a mão assim que sair do ambiente.
Mantenha o distanciamento social
Fique a pelo menos 2 metros das outras pessoas. Esse distanciamento garante que as partículas liberadas pela boca não cheguem ou contaminem outra pessoa. Essa distância deve ser mantida principalmente em locais fechados mas também deve ser respeitada em ambientes ao ar livre.
Lembre-se: se todo mundo fizer a sua parte passaremos por esse período delicado no menor tempo possível.
Se quiser mais dicas, veja Como se proteger do coronavírus (COVID-19).