Dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo

06/07/2020 |

Estamos vivendo dias complexos: pandemia, quarentena, preocupação e incerteza dos próximos dias. Isso pode gerar ansiedade e nervosismo.

A ansiedade pode gerar sintomas físicos e psicológicos, como a sensação de falta de ar, aperto no peito, tremores ou pensamentos negativos que podem prejudicar a rotina das pessoas e aumentar o risco de se contrair doenças. Para te ajudar, veja algumas dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo.

1. Mude de atitude

A ansiedade é gerada por um fato ou problema que deve ser resolvido. Uma das coisas que pode ajudar a controlar a ansiedade é mudar suas atitudes em relação ao que precisa ser enfrentado. Analise com calma o que está gerando ansiedade e nervosismo e, se é algo que pode ser resolvido, resolva o quanto antes.

Caso não seja possível resolver o problema, entenda que ficar ansioso não vai melhorar a situação. Por isso mude de atitude e tente relaxar o máximo possível.

2. Compartilhe seus sentimentos

Muitas pessoas sofrem de ansiedade e sofrem sozinhas com esses problemas. Isso faz com que elas se isolem, algo que pode aumentar ainda mais o sofrimento.

Se você está sofrendo com crises de nervosismo e ansiedade, peça ajuda para amigos, familiares ou mesmo para um psicólogo. Conversar pode ajudar você a ficar mais tranquilo.

3. Respire fundo

Quando uma pessoa está muito ansiosa ou nervosa é comum ocorrer uma sensação de falta de ar e aperto no peito. Nesses casos a dica é respirar profundamente. É importante sempre respirar com o abdômen.

Algo que pode ajudar neste processo é fechar os olhos e se imaginar em um local agradável, como numa praia, imaginando as ondas do mar em ritmo cada vez mais lento. Caso tenha dificuldade para imaginar isso, busque sons temáticos e relaxantes.

4. Pense positivo

Muitas vezes a ansiedade surge devido a pensamentos negativos ou autodestrutivos, intensificados pela própria pessoa.

Uma dica para ajudar a controlar esses pensamentos é ver o lado positivo dos problemas. Além disso, não se prenda a situações ruins, nem fique remoendo-as durante o dia. Se algo ruim aconteceu, tente lembrar todas as coisas positivas que ocorreram durante seu dia. Acredite: quase sempre temos muito mais a agradecer do que a reclamar.

5. Valorize o presente

Na maior parte das vezes, nos sentimos ansiosos por pensar muito no futuro. Isso gera medo e sofrimento por antecipação, tentando prever algo que pode ou não acontecer. Para evitar sentir ansiedade, evite pensar demais nos problemas do futuro e viva mais o presente.

Se a causa de seu nervosismo ou ansiedade é o passado, pense que nada pode ser feito para mudar isso. Coisas que já aconteceram, já aconteceram.

6. Identifique a causa da ansiedade

Nervosismo e ansiedade não surgem sem motivo. É preciso identificar as causas e origens do que incomoda. Dessa forma você pode evitar ou enfrentar esses pensamentos para que eles tenham menos importância na sua vida.

7. Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas é fundamental para a saúde. Uma atividade física ajuda a distrair dos problemas que causam ansiedade, te ajudam a manter o pensamento no presente e dão foco para atingir um determinado objetivo.

A prática regular de atividades físicas de baixo impacto, como caminhar, pedalar ou nadar são ótimas armas para lidar com a ansiedade. Se você é ansioso demais, pratique exercícios todos os dias. Durante esses momentos, tenha pensamentos focados na atividade ou mantenha seus pensamentos positivos.

Se mesmo com todas essas dicas você continuar tendo sintomas de ansiedade, como dor de barriga, dor de cabeça, enjoo, tontura, medo ou a necessidade de pensar sempre em uma mesma situação de forma prejudicial, marque com uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra.