Alergias são reações a uma determinada substância que o organismo considera nociva, mesmo quando não deveria ser. O nosso corpo “memoriza” esses supostos inimigos e sempre que volta a notar sua presença, ataca com rapidez, criando as reações alérgicas.
As alergias podem ser divididas em dermatológicas, respiratórias e alimentares. As mais comuns são as respiratórias, como renite alérgica ou asma.
Algumas alergias reagem na pele, criando inchaço, vermelhidão e coceira. Outras reagem a nível digestivo, causando vômitos, diarreia, dor no abdômen e outros. Aquelas que atacam o sistema respiratório causam espirros, corrimento nasal, tosse e dificuldade para respirar.
A alergia é diferente da intolerância, pois quando somos intolerantes a certas substâncias nosso organismo não consegue absorver e metabolizar a mesma. É possível ser alérgico, por exemplo, a leite, mas não ser intolerante a lactose.
As alergias podem ser potencializadas por fatores emocionais, como o stress. O stress causa a emissão de adrenalina, que contrai os vasos sanguíneos e reduz a capacidade de digestão de alguns alimentos.
Alguns dos elementos que podem causar alergias são o pólen, o mofo, fungos, fezes de baratas, pelos, penas e escamas de animais, tabaco, poluição e consumo de alguns alimentos.
A maioria dos casos de asma está relacionado a uma alergia e pode ser provocada pelos mesmos elementos alérgicos que causam renites.
Um dos maiores causadores de alergias é o ácaro, um ser minúsculo que vive no pó e se alimenta de pele morta. Um grama de pó pode conter até 15.000 ácaros. Um dos melhores métodos de eliminar os ácaros é o calor. Está comprovado que eles não sobrevivem a altas temperaturas, por isso utilizar uma máquina de vapor para fazer a limpeza de colchões, sofás, tapetes, cortinas e outros é extremamente importante.
Alguns conselhos para os alérgicos:
- compre objetos antialérgicos;
- limpe periodicamente o seu colchão;
- evite bichos de pelúcia, muitos tapetes ou carpete no quarto;
- lave as cortinas com regularidade;
- evite prateleiras demais, principalmente nos banheiros;
- substitua sempre o filtro do aspirador;
- se sua casa possuir ar condicionado mande limpá-lo uma vez por mês;
- use solução salina para fazer inalações ou aspire a água do mar sempre que for a praia;
- se passar muito tempo na rua, lave os cabelos diariamente;
- use o chuveiro ao invés da banheira. Um banho no chuveiro em um momento de crise alérgica ajuda muito;
- use sempre óculos de sol, principalmente em dias de vento;
- evite deixar as pessoas fumarem dentro da sua casa ou no ambiente de trabalho;
- abra o mínimo possível as janelas na primavera;
- limpe a sua casa uma vez por semana pelo menos
- não fique muito próximo das cinzas de lareira;
- evite os cães e gatos, mas se já tiver um animal, mantenha-o sempre o mais limpo possível e de pelo aparado;
- cuidado com sabão em pó e amaciantes de roupa. Alguns podem causar alergias.