Cuidado com quedas e perda de memória: nem sempre são sintomas normais ao envelhecimento

12/09/2014 |

destaque-idosoCom o avanço da medicina a expectativa de vida está aumentando. E com a idade é comum o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Por isso é importante saber reconhecer o que é um sintoma normal do envelhecimento e o que pode ser uma doença mais grave.

O Alzheimer, a principal doença degenerativa do Brasil e do mundo, se manifesta como perda de memória recente, alterações na linguagem, como dificuldade para dizer o que é determinado objeto, confusão e alguns sintomas de comportamento e psiquiátricos. Para distinguir o sintoma da doença e o envelhecimento é importante observar se o problema afeta o dia a dia da pessoa. Se não comprometer suas atividades, trata-se de processo normal decorrente da idade.

Outra doença comum nos idosos é a de Parkinson. Essa doença causa alterações motoras como tremor, mesmo quando a pessoa está relaxada, dificuldade para caminhar, quedas ou desequilíbrio e lentidão. Com a idade é comum que o idoso fique mais lento para fazer suas atividades, mas qualquer sintoma que fuja do normal deve ser observado com cuidado. Veja se há disparidade na lentidão, por exemplo, um braço se movimenta e outro não e fique atento a quedas sem motivo aparente. Lembre-se que, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de evitar seu avanço e proporcionar uma vida normal ao idoso.

Na terceira idade qualquer sinal suspeito deve ser tratado com cuidado. Na dúvida, procure sempre um médico, somente ele está apto para fazer uma avaliação correta de cada caso.