Cuidado com a anemia

19/09/2016 |

anemiaA anemia é uma doença bastante comum, principalmente em crianças, gestantes e lactentes. Trata-se de uma condição onde a hemoglobina, ou glóbulos vermelhos, estão abaixo dos níveis considerados normais. Normalmente se deve à insuficiência de nutrientes como a vitamina B12, zinco e ferro. Como a grande maioria das anemias acontece devido a carência de ferro, é sobre ela que vamos tratar nessa matéria.

O ferro é um nutriente importantíssimo para nossa saúde e atua na fabricação das células vermelhas do sangue, sendo que elas são as responsáveis por transportar nutrientes e oxigênio para as células.

O que causa a anemia basicamente é o consumo insuficiente de alimentos ricos em ferro ou, no caso das gestantes, a alta demanda do nutriente para a formação dos tecidos do bebê e da mãe.

Pessoas com anemia costumam sentir fadiga, falta de apetite, apresentar gengivas e a parte interna dos olhos empalidecidas e baixa disposição. Nas crianças a anemia causa problemas de aprendizado e apatia.

Para diagnosticar a anemia é necessário recorrer a um exame de sangue, onde se verifica os níveis de hemoglobina.

O tratamento para a anemia consiste em repor o ferro ao organismo através de medicamentos e estimulando a ingestão de alimentos ricos neste nutriente, como fígado, carnes e mariscos, além de couve, leguminosas, castanhas e açúcar mascavo.

Dica: o ácido ascórbico, ou vitamina C, aumentam a absorção de ferro pelo organismo! Abuse desses alimentos se você for diagnosticado com anemia.