Como se prevenir das doenças trazidas pelas chuvas

16/02/2015 |

destaque-chuvasOs meses de verão costumam ser bastante chuvosos. Embora as chuvas refresquem os dias ensolarados e melhorem a umidade do ar, é preciso estar atento com as doenças que podem ser trazidas com a enxurrada e água empoçada.

Infelizmente ainda é uma realidade no Brasil: há muita sujeira espalhada pelas ruas. Por isso a água da chuva pode vir contaminada por bactérias, lixo, esgoto e dejetos de animais. Algumas doenças comuns nessa temporada são a leptospirose, a hepatite A e a febre tifóide. Se você entrou em contato com água de alagamento, fique atento a sua saúde! Qualquer alteração deve ser observada com cuidado e atendimento médico. Febre, dores musculares, náuseas e dores de cabeça são sinais de alerta.

Para se prevenir desses riscos, algumas dicas simples podem ajudar.

Evite sempre o contato com água da chuva empoçada e a lama que fica depois que a chuva passa.

As crianças devem ser orientadas a não brincar nesses locais, já que podem estar contaminados.

Se estiver no carro durante uma chuva intensa, evite os locais de alagamento. O ideal é esperar a chuva diminuir estacionado em local seguro.

Se a sua casa for atingida pela enchente, procure locais altos para se abrigar e evite ao máximo o contato com a água da chuva. Depois que água baixar, lembre-se de higienizar todos os móveis, paredes e piso com um produto à base de cloro.

Se o contato com a água for inevitável, como durante a limpeza, proteja-se com botas e luvas de borracha.