Como a prática da caminhada melhora corpo e mente

14/02/2017 |

caminhadaNão é à toa que a caminhada é o exercício físico mais indicado e praticado ao redor do mundo: fácil, não exige habilidades especiais ou equipamentos, pode ser praticada por quase todas as pessoas, de todas as idades e ainda traz uma série de benefícios físicos e mentais para quem pratica.

Quem é sedentário obtém benefícios mesmo com poucos minutos do exercício. Uma caminhada de cerca de 40 minutos, por exemplo, é capaz de reduzir a pressão arterial pelas próximas 24 horas. Isso acontece porque com o aumento do fluxo sanguíneo e da frequência cardíaca, as veias se dilatam, causando a diminuição da pressão. Com o aumento da circulação, a oxigenação do corpo também é beneficiada, já que os pulmões estão trabalhando com mais eficiência.

A caminhada é ainda uma poderosa aliada para prevenir a osteoporose, já que o impacto contra o solo provoca estímulos elétricos nos ossos, facilitando a absorção do cálcio e deixando-os mais resistentes.

Quem caminha é mais feliz! Isso porque o exercício físico provoca liberação de endorfinas, responsáveis pela sensação de felicidade e bem estar. Com a prática regular passa-se a sentir cada vez mais a necessidade do exercício. Quanto mais você pratica, mais animado, relaxado e disposto você fica.

Outra vantagem de quem caminha é aproveitar momentos junto à natureza, como em parques e bosques. Segundo um estudo da Universidade de Essex, do Reino Unido, pessoas que se envolvem em caminhadas ao ar livre apresentam efeitos positivos no humor e na autoestima.

Segundo um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, a caminhada aumenta os estímulos do cérebro, deixando-o mais ágil no tempo de resposta de estímulos sensoriais. Outro estudo ainda afirma que a prática regular da caminhada reduz os riscos de perda de massa cerebral, evitando a demência e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Caminhar logo pela manhã aumenta a disposição durante o dia, já que a atividade aumenta a adrenalina do corpo. Em contrapartida, proporciona noites mais tranquilas e sono de melhor qualidade, já que promove o relaxamento.

E, por último, mas não menos importante, a caminhada ajuda a controlar o peso. Ao acelerar os batimentos cardíacos, atividade muscular e respiração, o exercício promove a queima de gordura e aceleração do metabolismo. Além disso, controla a ansiedade e a vontade de comer doces, por exemplo.

Mas não se esqueça! se você tem alguma condição de saúde que demanda maiores cuidados, consulte sempre um médico antes de começar o exercício.

E então? Vamos caminhar?