Como o excesso de sódio prejudica sua saúde

26/06/2017 |

Graças ao sódio, – mineral abundante na natureza – é possível evitar câimbras e conservar o tônus muscular, mas em contrapartida, seu consumo excessivo é extremamente nocivo à saúde. Isso porque o sódio retém água, estimula os vasos sanguíneos à vasoconstrição e eleva a pressão arterial. Dessa forma predispõe o corpo a doenças cardíacas e renais.

A má notícia é que exagerar na quantidade de sódio é mais fácil do que se aparenta. Seu consumo diário não deve ultrapassar 2,8 g do mineral, o que equivale a 4 g de sal. Só que além do saleiro, o sódio também é utilizado massivamente como conservante e aromatizante de produtos industrializados. O consumo desse mineral em excesso se associa à doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca ou renal.

Os sintomas do excesso de sal no organismo são:
– Inchaço nas pernas, mãos e tornozelos;
– Falta de ar;
– Dores ao andar;
– Pressão sanguínea elevada;
– Retenção urinária.

Para facilitar o corte do sódio no dia a dia, a dica é preparar os alimentos com uma quantidade de sal suficiente para dar sabor, mas evitando o consumo de pães, queijos embutidos, enlatados, além de retirar o saleiro da mesa.

Outra abordagem similar é a Dieta DASH, cuja sigla em inglês significa Abordagem Dietética para Barrar a Hipertensão. Além da redução do sal, ela preconiza mais porções de alimentos naturais no cardápio.