Chá de Alecrim: conheça seus benefícios

06/05/2022 |
Benefícios do Chá de Alecrim

Você sabia que o chá de alecrim traz inúmeros benefícios à saúde? Essa erva, conhecida pelo seu sabor e aroma, é capaz de melhorar sua digestão, aliviar dores de cabeça e combater o cansaço.

A planta ainda é rica em flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe proporcionam propriedades antixoxidantes. Além disso, o alecrim é antisséptico, depurativo, antiespasmódico, antibiótico e diurético.

Se liga: essa planta pode ser usada no tratamento de vários problemas de saúde.

Conheça os benefícios de tomar o chá de alecrim

O chá de alecrim auxilia a digestão

O chá de alecrim pode ser tomado após o almoço ou jantar. Ele ajuda no processo digestivo, combatendo a acidez e o excesso de gases. A bebida também diminui a distensão abdominal e a falta de apetite.

Antibiótico

Com inúmeras propriedades medicinais, o alecrim possui ação antibiótica. Ele é eficaz contra as bactérias Escherichia coliSalmonella typhiSalmonella enterica e Shigella sonnei, normalmente relacionadas à infecção urinária, vômito e diarréia.

Importante: o alecrim ajuda a pessoa a se recuperar mais rápido e não deve ser substituído pelos medicamentos indicados pelo médico.

Excelente Diurético

O chá de alecrim é um diurético natural. Ele pode ser utilizado para reduzir peso e combater a retenção de líquidos no corpo. O chá aumenta a produção de urina, estimulando organismo a eliminar toxinas e, desta forma, melhorando a saúde.

Combate o cansaço mental

Vários estudos comprovam que o alecrim é ótimo para o funcionamento cerebral. Tomar o chá de alecrim pode ser uma excelente escolha para períodos de grande estresse, como provas ou desafios profissionais.

Há propriedades no alecrim que podem ter efeito no combate ao Alzheimer, evitando a perda de memória. No entanto, são necessários mais estudos sobre o tema.

Ótimo para curar ressaca

O alecrim ajuda a melhorar o funcionamento do fígado e diminui a dor de cabeça que surge depois daquela bebedeira. O chá de alecrim também é ótimo para proteger o fígado depois de ter ingerido alimentos com alto teor de gordura.

Importante: o alecrim não deve ser consumido em casos de doenças no fígado sem que exista autorização médica.

O chá de alecrim ajuda a controlar a diabetes

O chá de alecrim diminui a glicose e aumenta a insulina. Quando utilizado junto com uma alimentação balanceada, essa erva natural pode ajudar no controle da diabetes. Os medicamentos convencionais devem ser tomados da mesma forma.

Combate inflamações

O chá de alecrim é excelente para combater inflamações, aliviar a dor, o inchaço e o mal estar. Ele ajuda no combate à inflamação no joelho, tendinite e gastrite (que é a inflamação no estômago)

Melhora a circulação sanguínea

O alecrim possui efeito antiplaquetário. A erva é utilizada para auxiliar quem tem problemas circulatórios ou pessoas que necessitam de repouso durante alguns dias. Suas propriedades melhoram a circulação e evitam a formação de tromboses. O chá de alecrim é recomendado para pessoas que fazem algum tipo de cirurgia, por exemplo.

Ajuda no combate ao câncer

Estudos realizados em animais apontam que o alecrim é capaz de diminuir o desenvolvimento das células tumorais devido a sua ação antioxidante. No entanto, são necessários mais estudos para identificar como essa planta pode ser utilizada para tratar a doença.

O alecrim ajuda no crescimento do cabelo

O chá de alecrim (sem açúcar) pode ser usado para lavar o cabelo. A fórmula fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva e a caspa. Além disso, a bebida ajuda no crescimento capilar pois melhora a circulação do couro cabeludo.

Como fazer o chá de alecrim

Ingredientes

  • 5 g de folhas frescas de alecrim;
  • 250 ml de água em ponto de fervura.

Preparo

Adicione o alecrim na água fervente e deixe repousar entre 5 e 10 minutos em um recipiente fechado. Coar, deixar amornar e tomar sem adoçar de 3 a 4 vezes por dia.

Por quanto tempo tomar o chá de alecrim?

Não há um tempo definido para o consumo do chá. No entanto os fitoterapeutas indicam o consumo por 3 meses e depois um intervalo de 1 mês.

Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de alecrim é considerado seguro, no entanto, quando consumido em excesso, pode causar náuseas e vômitos. A bebida não deve ser consumida por pessoas com epilepsia, quem toma medicamento contra a pressão alta e quem já toma diuréticos.

A bebida também não deve ser ingerida por gestantes, lactantes, pessoas que possuem doenças no fígado e crianças com menos de 5 anos. Caso você esteja tomando algum medicamento é importante consultar seu médico antes de tomar o chá.

Veja também: