Como usar temperos corretamente

30/08/2021 |
Como usar temperos corretamente

Os temperos pode ser divididos em ervas, especiarias e condimentos. Eles servem para realçar ou intensificar o sabor de diferentes ingredientes. No entanto é importante fazer boas escolhas: utilizar um tempero errado pode fazer sua receita ir pro brejo. Aprenda a forma correta de usar os principais temperos.

  1. Alecrim: essa erva possui sabor e aroma marcantes. Apenas uma pitada já é o suficiente para aromatizar um alimento. O alecrim combina bem com batata inglesa e roxa, abóbora, frango, peixes e carne de porco.
  2. Endro: essa erva é ideal para o preparo de conservas. Ela também combina com peixes leves e de sabores marcantes, como o salmão. O endro também pode ser usado em manteigas aromatizadas, maioneses e saladas de batata.
  3. Hortelã: o frescor da hortelã pode dar um toque especial em sucos e sobremesas geladas. Ela ainda pode ser usada em carnes de carneiro, tabule e quibe. Ela também vai bem em saladas e batatas.
  4. Manjericão: pode ser usado no preparo de molhos e pratos a base de queijos. Use o manjericão apenas na finalização do prato. Se submetido a altas temperaturas, ele pode perder o aroma rapidamente.
  5. Manjerona: tem sabor similar ao orégano. Pode ser usada em saladas, massas, molhos, recheios de pastéis, embutidos e carnes em geral.
  6. Orégano: indicado para pratos assados e com queijos, massas e molhos. O orégano aceita bem altas temperaturas e pode dar ainda mais sabor para um omelete, por exemplo.
  7. Coentro: combina com peixe e feijão. Para utilizá-lo, a dica é rasgá-lo lentamente ao colocar no prato. Dessa forma o aroma é liberado com menos intensidade, deixando o sabor mais suave.
  8. Tomilho: harmoniza bem com carnes e pratos com tomate. Ele também aceita altas temperaturas.
  9. Sálvia: combina bem com pratos de peixes e frangos. Também pode ser usada para fazer manteigas aromatizadas e finalizar massas.
  10. Mostarda em grãos: pode ser usada para condimentar a maionese, ovos, atum e saladas. Também pode ajudar a marinar a carne de porco.
  11. Gengibre: dá muito sabor e aroma à geléias, pudins, doces e bebidas. Combina também com peixe ou frango e pode ser usado para refogar legumes.
  12. Páprica: dá um toque especial em caldos, molhos, vinagres aromáticos, conservas de queijos. Na versão defumada pode ser usada em batatas assadas e tempero de pipoca.
  13. Cominho: as sementes são usadas para temperar carnes, pães, molhos, saladas, sopas, feijão, grão-de-bico e lentilha.
  14. Pimenta rosa: seus grãos inteiros são usados em temperemos e marinadas de todos os tipos de carne. Moída, finaliza pratos e saladas devido ao seu baixo grau de ardência.
  15. Noz-moscada: pode condimentar mohos brancos, queijos, bolos, tortas e bebidas quentes. Ela dá um toque especial até no purê de batatas.
  16. Canela: Pode ajudar a condimentar alguns tipos de carnes, além de ser usada no preparo de pães e doces. A canela em pau finaliza drinks e decora doces e cafés.
  17. Cravo: essa especiaria combina muito bem com carnes vermelhas ou brancas. Tem sabor forte e pode ser usada moída ou inteira em bebidas quentes, doces e licores.
  18. Anis-estrelado: condimento usado em carnes, peixes e purês de legumes.
  19. Açafrão: sabor marcante e usado em sopas, saladas, arroz e cozidos de frango e legumes.
  20. Louro: tradicional no feijãozinho diário, você pode usar o louro em quase tudo: caldos, legumes, assados, refogados de carne e molhos.
  21. Salsinha: com sabor suave e fresco, a salsinha combina com praticamente todos os pratos salgados, porém ela deve ser utilizado apenas na finalização do preparo.
  22. Cebolinha: perfeito para decorar qualquer prato. Traz frescor para omeletes, batatas e arroz.
  23. Pimenta do reino: existem basicamente três tipos de pimenta do reino, a branca, a preta e a verde. Todos esses tipos de pimenta vem da mesma planta, apenas são colhidos em épocas distantes e passam por tratamentos distintos. A pimenta do reino verde é ótima para molhos e filés. A pimenta branca é ideal para aves, peixes e suínos. A pimenta do reino preta é mais diversa, podendo ser usada em praticamente qualquer prato salgado e sendo perfeita para carnes vermelhas.