Conhecimento é a única coisa que nunca poderão tirar de você. Por isso, em um mundo cada vez mais competitivo, quanto mais aprendizado você adquirir, melhor. Aprender novas coisas é uma garantia de investir em si mesmo e isso deve ser feito durante toda a vida, não apenas em períodos escolares ou na universidade .
De forma simplória, existem dois tipos de conhecimento: conhecer o nome de algo e conhecer algo não são a mesma coisa. Para entender efetivamente como as coisas funcionam o físico Richard Feynman, um dos pioneiros em eletrodinâmica quântica e ganhador do Prêmio Nobel, criou uma técnica simples, baseada em 4 passos.
Técnica Feynman
A Técnica Feynman foi idealizada pelo físico para que ele não se enganasse na hora de aprender. Segundo Richard, caso você se pegar dizendo “acho que entendi”, significa que você não entendeu. Essa técnica acabou servindo para agilizar todo o seu processo de aprendizado.
A Técnica Feynman não é apenas uma forma de aprender como pensar mas uma fórmula que ajuda a desconstruir e construir ideias.
Etapas da Técnica Feynman – como aprender em 4 passos
1. Escolha um assunto
Escreva o tópico escolhido na parte de cima de uma página. Em seguida, anote tudo o que você sabe sobre o assunto e atualize essa página sempre que aprender algo novo. Utilize termos simples, vocabulários básicos e conexões fáceis de entender.
Jargões e termos complicados podem mascarar seu nível de aprendizado. Escrevendo a ideia com uma linguagem clara, você se força a entender o bastante para conseguir simplificar as relações. No início, isso pode parecer difícil e é preciso de disciplina para conseguir. No entanto, dessa forma, você identificará pontos nos quais sua compreensão falha e isso irá enriquecer o aprendizado.
2. Finja ensinar para uma criança
Como você explicaria o que precisa aprender para uma criança? Não importa se você tem público para aprender ou não. O importante é explicar tudo em termos de fácil compreensão. Desta maneira você consolida o que aprendeu e entende quais são os pontos que ainda precisam ser estudados.
3. Identifique lacunas na própria compreensão
Quando você tentar explicar o assunto para outra pessoa, você irá perceber lacunas em seu próprio aprendizado. Revise esse pontos, volte às suas fontes de informação e estude até que você seja capaz de explicar o que precisa corretamente.
4. Revise, organize e simplifique
Revise seu trabalho e simplifique ainda mais a linguagem. Tenha certeza de estar utilizando suas próprias palavras ao invés de jargões do material estudado. Ilustre com exemplos, se necessário. Conecte conceitos e faça analogias para fortalecer sua compreensão. O objetivo é organizar todo o conteúdo em uma boa história simples e fluída.
Quando fizer tudo isso, leia seus textos em voz alta. Se ainda parecer confuso, pode ser uma indicação que sua compreensão não é completa. Se for o caso, estude novamente as lacunas em aberto e recomece esses passos.