Dicas para reduzir a conta de luz

08/05/2015 |

Economizar-luzEstamos em uma época onde o consumo consciente e sustentável é cada vez mais aclamado. A água, nosso recurso mais importante, está em cheque com chuvas esparsas e reservatórios baixos. Já falamos como economizar água e agora daremos dicas valiosas para poupar energia, que, além de cara, está mais difícil de conseguir.

Confira as medidas simples que podem ser tomadas para reduzir sua conta de luz e cuidar do planeta.

Comece trocando as lâmpadas

Lâmpadas incandescentes além de durar menos, consomem mais. Lâmpadas fluorescentes consomem 75% menos energia, enquanto as de LED são 10 vezes mais econômicas e duráveis.

Lâmpadas de alta potência precisam ser instaladas em ambientes que precisam de mais luz, como a cozinha. Corredores e sala de estar, por exemplo, talvez não precisem de uma lâmpada tão forte.

Lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes que não estão sendo utilizados.

Se na sua casa é necessário manter luzes nos ambientes externos, estude instalar sensores de presença, que ajudam a poupar energia.

Geladeira consciente

A geladeira é um item doméstico que precisa funcionar o tempo todo. Para economizar, na hora da compra, dê preferência para produtos com selo A de consumo de energia.

Evite aberturas de porta constantes e desnecessárias e nada de abrir a geladeira para “pensar”. Verifique regularmente o estado das borrachas para que o frio não escape.

Ajuste o termostato à estação do ano. No inverno a geladeira não precisa ficar na capacidade máxima.

O que mais podemos fazer?

Tire os aparelhos sem uso da tomada. Por incrível que pareça, equipamentos que mostram as horas quando desligados ou que ficam com aquela luzinha acesa consomem bastante energia!

Carregou o celular, retire o carregador da tomada. Ele é um grande vilão na hora de aumentar o consumo.

Experimente banhos mais frios e curtos. Além de cuidar da sua pele, protege seu bolso da conta no final do mês.

Acumule roupas para lavar e passar, utilizando a lava-roupas sempre na capacidade máxima. Para roupas pouco sujas, ciclos mais leves e, para roupas muito sujas, ciclos pesados. Com o ferro de passar é a mesma coisa, evite ficar ligando e desligando o aparelho para passar poucas peças, já que o maior consumo está durante o aquecimento.

Como você pode perceber, nenhuma mudança interfere drasticamente no seu dia a dia e podem ser aplicadas tranquilamente.

Faça o teste e conte pra gente: funcionou?