Cuidados na cozinha para evitar contaminações

13/02/2017 |

Contaminação-cozinhaA cozinha, por mais limpa e organizada que seja, sempre acaba escondendo vilões. Equipamentos e utensílios que parecem inofensivos, mas são um prato cheio para bactérias.

Colheres de pau estão no topo da lista dos utensílios para aposentar hoje mesmo. Assim como as tábuas de corte, as colheres de madeira tem a higiene difícil, onde microorganismos se fixam com facilidade nas ranhuras, sobrevivendo por longos períodos. O ideal é trocar as colheres e espátulas de madeira por modelos de silicone.

Outro cuidado importante é com a contaminação cruzada, evitando que microorganismos próprios de cada alimento contaminem outros. Carnes cruas não devem ser manuseadas com carnes cozidas, assim como vegetais. Utilize sempre um utensílio para cada alimento.

Na hora de preparar os alimentos, retire anéis e pulseiras e higienize muito bem as mãos e antebraços com água e sabão. Mantenha unhas curtas e sem esmalte e, se preferir, finalize com álcool 70.

Cuidado ao armazenar enlatados abertos. O ideal é transferir para outro recipiente bem fechado o que não for utilizado, evitando a contaminação por metais e verniz das latas. Antes de abrir as latas é muito importante lavá-las com água e sabão, evitando a contaminação dos alimentos no seu interior com poeira e contato com roedores ou baratas.

Cuidado na hora de quebrar ovos. Se forem quebrados em uma superfície que não está devidamente higienizada, pode contaminar o alimento. Já se os ovos estiverem contaminados com salmonela, podem comprometer a higiene da bancada que estava limpa.

Abandone o lixo de pia. Por conter restos de alimentos, o local é repleto de bactérias que podem contaminar os alimentos preparados próximos a ela. O ideal é utilizar lixeira de piso, com acionamento por pedal e trocar o saco de lixo diariamente.

Assim como o lixo de pia, o pano de pia é um ninho de bactérias. Prefira panos descartáveis ou utilize somente o rodinho de pia.

Assim que terminar sua refeição, transfira sobras de alimentos das panelas para potes com tampa e guarde na geladeira. Duas horas é o limite máximo para que os alimentos fiquem em temperatura ambiente sem que cause riscos de contaminação. Guardar panelas na geladeira também pode causar a liberação de metais nos alimentos, por isso é sempre bom evitar correr o risco.

Com essas dicas simples você garante alimentos saudáveis e sem riscos para a sua família.