Janeiro e fevereiro são meses particularmente difíceis: impostos, compras de final de ano parceladas, festas e viagens acabam comprometendo bastante o orçamento. E isso se agrava quando chegam as temidas listas de materiais escolares.
Além das longas listas ainda é preciso comprar uniformes, fazer matrículas… Então o que fazer para minimizar o impacto financeiro dos materiais escolares? Siga essas dicas e torne essa tarefa mais fácil e barata.
Compare os preços
Com a infinidade de lojas e opções de marcas não dá pra comprar tudo no primeiro lugar. Portanto, pesquise! Lojas online e físicas costumam apresentar grandes diferenças. E o que vale é comparar item por item. As vezes o preço final em um lugar é mais baixo que o outro mas, se você comparar cada item separadamente o preço fica ainda menor.
Se optar por comprar tudo no mesmo lugar, peça desconto! Negocie e, se possível, pague à vista. Se decidir comprar online, calcule o frete e veja se vale a pena mandar entregar ou se é mais vantagem buscar na loja.
Pense no meio ambiente e evite gastos desnecessários
Mostre ao seu filho o valor do seu orçamento, estimule-o a pesquisar preços e a reaproveitar materiais dos anos anteriores que ainda estão em bom estado. Estipule uma meta de economia e, se atingida, recompense seu pequeno com algo que ele goste.
Nem sempre é preciso comprar uma mochila ou estojo novos a cada ano. Se seu filho é uma pessoa cuidadosa esses itens costumam durar vários anos e, se não é, pode começar a ser. Incentive o cuidado e mostre a ele como o meio ambiente sofre com desperdícios desnecessários. Se mesmo assim você constatar que precisa de itens novos, incentive a doação para ajudar outras crianças sem condições.
Cadernos com muitas folhas disponíveis podem ser encapados com papéis bonitos e ficam com cara de novos, lápis de cor, canetas e lápis também podem ser reutilizados, mesmo que já estejam usados. Quantos aos livros, você já pensou em procurar nos sebos? Esses livros usados também podem ser encapados com capa transparente e ficam bonitos outra vez.
Prepare-se para os desembolsos e antecipe despesas
Se a escola do seu filho oferece bons descontos para matrícula antecipada, por que não fazê-la no final do ano anterior? Se a lista de material puder ser conferida nesse mesmo período, melhor ainda. Se for possível pesquisar e comprar itens no ano anterior, você economiza e ainda segura o reajuste que costuma ocorrer em janeiro.
Outra dica bacana é somar todos os gastos com matrícula, materiais, uniformes e condução e dividir por 12. Guarde esse valor na poupança durante o ano que passa e no ano seguinte você estará bem mais tranquilo quando as despesas começarem a aparecer.