Dicas para churrasco

27/04/2022 |
Dicas Para Churrasco
Imagem de Emre Vonal por Pixabay

O brasileiro adora fazer churrasco. No entanto, é possível que você faça algo errado na hora de preparar sua carne. Para te ajudar, vamos dar algumas dicas para churrasco.

Existem várias técnicas que foram passadas de geração para geração. Porém, como a produção de carne evoluiu nos últimos anos, as técnicas para corte e tempero também precisam de aperfeiçoamento.

Dicas para seu churrasco: o uso correto do sal

Nossos avós nos ensinaram que o churrasco é sempre com sal grosso. Além disso, segundo eles, esse tempero ajudava a proteger a carne da brasa e manter a suculência. É normal algumas pessoas passarem bastante sal antes de colocar a carne no fogo, no entanto, esse raciocínio está errado. Fazer uma capa de sal grosso não protege a carne.

Não existe uma única técnica de salga e cada uma delas tem seus benefícios e diferenciais.

  • Salgar a carne 24 horas do churrasco com sal de parrilha ou sal fino, fará com que a carne fique mais suculenta, macia e saborosa;
  • Salgar a carne minutos antes de ir pra grelha, não afeta muito a textura da proteína, apenas a tempera;
  • Preparar a carne sem sal e depois finalizar com sal entrefino ou flor de sal, ajuda a valorizar os sabores e a textura da proteína.

Limpe a churrasqueira

Muitas pessoas deixam as cinzas que restaram do último evento na churrasqueira. Isso pode ser um baita problema: esse material umedece e faz com que a combustão do novo carvão fique mais difícil.

Por isso, para facilitar sua vida, sempre retire as cinzas da churrasqueira após o uso. Desta forma, você não corre o risco do carvão novo umedecer.

Outra prática errada é colocar muito carvão na churrasqueira e deixar apenas o fogo forte. Para fazer diferentes tipos de proteínas, como frango, linguiça e filé em um único churrasco, é necessário temperaturas diferentes. Nesse caso, a dica é colocar a brasa apenas em uma parte da churrasqueira e dividir o calor conforme a necessidade.

Não fure a linguiça

Muita gente acredita que furar a linguiça é uma boa estratégia. Ao fazer isso, a gordura pinga no fogo e faz uma labareda subir. Tínhamos a crença que essa prática ajudava a acender a brasa.

Hoje entendemos que furar a linguiça é um erro. O ideal é acender o fogo com antecedência e não acelerar o processo. Além disso, as labaredas da gordura podem amargar a carne.

A ideia de furar a linguiça é ruim para a própria linguiça: toda gordura pinga e tira a suculência do produto.

Veja mais dicas para churrasco