Os países mais seguros do mundo para os turistas

15/12/2023 |
Países mais seguros do mundo

Pelo 16º ano consecutivo, a Islândia ganhou o título de país mais seguro do mundo para turistas e habitantes. A conclusão é do ranking Global Peace Index (GPI) – ou Índice da Paz Global. Criado pelo Institute of Economics and Peace (IEP), o índice monitora globalmente dados como conflitos, criminalidade, insegurança socioeconômica, entre outros.

De acordo com o instituto, o mundo se tornou menos pacífico pela 13ª vez nos últimos 15 anos.

O país que mais perdeu posições em 2023 foi a Ucrânia, que, devido à invasão da Rússia, caiu 14 posições no ranking. Contudo, mesmo em meio à guerra, a Ucrânia não é o país mais inseguro do mundo. Esse título permanece com o Afeganistão, pelo oitavo ano consecutivo.

Como está o Brasil no Ranking dos países mais seguros do mundo?

O Brasil está entre os locais mais inseguros do planeta, ocupando a 132ª posição entre as 163 nações estudadas. Ainda é considerado um dos lugares mais perigosos da América do Sul, ficando atrás apenas de Venezuela e Colômbia. Enquanto isso, o Uruguai é considerado o país mais seguro do continente, ocupando a 50ª posição global.

Segundo o IEP, um dos maiores problemas no Brasil é a segurança da sociedade e do território, sendo o 13º pior colocado nesse quesito. Mesmo em situação de guerra, a Ucrânia consegue uma posição melhor nesse aspecto, ocupando atualmente a 19ª posição entre as nações mais inseguras.

O Brasil também apresenta o 29º maior custo proporcional (ao PIB) da violência em todo o mundo.

Como é feita a pesquisa

Para avaliar a paz de um país, o IEP analisa três grandes grupos: nível de militarização, extensão de conflito internacional e doméstico e segurança social e do domínio. Nestes grupos estão 23 indicadores qualitativos e quantitativos, como níveis de encarceramento da população, taxas de homicídios, mortes em conflitos internos, percepções de criminalidade, entre outros.

Confira a lista dos 10 países do mais seguros do mundo

  1. Islândia
  2. Dinamarca
  3. Irlanda
  4. Nova Zelândia
  5. Áustria
  6. Singapura
  7. Portugal
  8. Eslovênia
  9. Japão
  10. Suíça

Veja também: