Upcycling: o que é e qual sua importância

01/11/2021 |
Upcycling

Quando separamos um produto para a reciclagem, nossa ideia é que ele se torne algo reutilizável. Essa reciclagem pode ser feita de duas maneiras: no formato upcycling ou downcycling.

Downcycling, em tradução literal, significa “reciclagem para baixo”. Trata-se de um processo de reciclagem em que determinado material é utilizado para a fabricação de um novo produto, porém de menor valor que o item inicial. 

Embalagens de leite, suco e outros produtos alimentícios tem esse fim. Esses materiais não podem ser 100% reciclados e parte da sua integridade é comprometida. Desta maneira, esses descartáveis são transformados em resina e, depois disso, em produtos plásticos, como mesas, cadeiras, lixeiras, etc.

Já o upcycling é um método para criar algo novo e melhor a partir de itens que descartados. Para fazer isso é necessário reaproveitar os objetos com criatividade e respeito ao meio ambiente. 

A prática do upcycling não é nova. No entanto ela é mais comum em tempos economicamente incertos e ganhou um novo fôlego graças às práticas sustentáveis. De maneira direta, upcycling é dar um novo propósito para materiais que seriam descartados de forma que ele tenha qualidade e preço igual ou superior que o produto original.

O termo upcycling foi designado pelo ambientalista alemão Reine Pils em 1994. Em 2002 a ideia se popularizou com o lançamento do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things (no Brasil, Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente), escrito pelo arquiteto William McDonough em parceria com o químico Michael Braungart. Desde então o conceito vem se difundindo e conquistando diferentes modelos de negócios que buscam otimizar e aumentar o ciclo de vida de seus produtos com hábitos saudáveis de produção. 

O upcycling reduz os resíduos que passariam anos (até mesmo séculos) em lixões e aterros sanitários. Além disso a prática diminui a necessidade de exploração de matéria prima para a criação de novos produtos.

Práticas comuns do Upcycling

Upcycling: luminária feita com um telefone

A prática do upcycling pode ser vista em várias esferas da cadeia de produção. Na indústria têxtil, por exemplo, ocorrem demandas de grandes quantidades de energia, água e outros produtos químicos poluentes. Utilizando a ideia do upcycling outras peças são criadas através de itens que seriam descartados, criando movimentos como o eco fashion e slow fashion.

Na indústria de móveis e decorações aquele velho armário quebrado que iria para o lixo se torna uma nova peça de decoração. Pode ser uma prateleira, uma estante ou até mesmo um sofá. No pensamento upcycling tudo é reaproveitável, basta ser criativo.

Já na esfera industrial, o upcycling pode estar presente em vários setores de produção. Cadernos, bolsas, guarda-chuvas, bicicletas, móveis e artigos de construção podem ser feitos com esse método. 

Agora que você sabe o que é upcycling, que tal começar a reutilizar as coisas que tem em casa para criar itens originais e únicos? A natureza agradece e seu bolso também!

Veja também: Sustentabilidade: da teoria à prática.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.