Upcycling: o que é e qual sua importância

01/11/2021 |
Upcycling

Quando separamos um produto para a reciclagem, nossa ideia é que ele se torne algo reutilizável. Essa reciclagem pode ser feita de duas maneiras: no formato upcycling ou downcycling.

Downcycling, em tradução literal, significa “reciclagem para baixo”. Trata-se de um processo de reciclagem em que determinado material é utilizado para a fabricação de um novo produto, porém de menor valor que o item inicial. 

Embalagens de leite, suco e outros produtos alimentícios tem esse fim. Esses materiais não podem ser 100% reciclados e parte da sua integridade é comprometida. Desta maneira, esses descartáveis são transformados em resina e, depois disso, em produtos plásticos, como mesas, cadeiras, lixeiras, etc.

Já o upcycling é um método para criar algo novo e melhor a partir de itens que descartados. Para fazer isso é necessário reaproveitar os objetos com criatividade e respeito ao meio ambiente. 

A prática do upcycling não é nova. No entanto ela é mais comum em tempos economicamente incertos e ganhou um novo fôlego graças às práticas sustentáveis. De maneira direta, upcycling é dar um novo propósito para materiais que seriam descartados de forma que ele tenha qualidade e preço igual ou superior que o produto original.

O termo upcycling foi designado pelo ambientalista alemão Reine Pils em 1994. Em 2002 a ideia se popularizou com o lançamento do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things (no Brasil, Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente), escrito pelo arquiteto William McDonough em parceria com o químico Michael Braungart. Desde então o conceito vem se difundindo e conquistando diferentes modelos de negócios que buscam otimizar e aumentar o ciclo de vida de seus produtos com hábitos saudáveis de produção. 

O upcycling reduz os resíduos que passariam anos (até mesmo séculos) em lixões e aterros sanitários. Além disso a prática diminui a necessidade de exploração de matéria prima para a criação de novos produtos.

Práticas comuns do Upcycling

Upcycling: luminária feita com um telefone

A prática do upcycling pode ser vista em várias esferas da cadeia de produção. Na indústria têxtil, por exemplo, ocorrem demandas de grandes quantidades de energia, água e outros produtos químicos poluentes. Utilizando a ideia do upcycling outras peças são criadas através de itens que seriam descartados, criando movimentos como o eco fashion e slow fashion.

Na indústria de móveis e decorações aquele velho armário quebrado que iria para o lixo se torna uma nova peça de decoração. Pode ser uma prateleira, uma estante ou até mesmo um sofá. No pensamento upcycling tudo é reaproveitável, basta ser criativo.

Já na esfera industrial, o upcycling pode estar presente em vários setores de produção. Cadernos, bolsas, guarda-chuvas, bicicletas, móveis e artigos de construção podem ser feitos com esse método. 

Agora que você sabe o que é upcycling, que tal começar a reutilizar as coisas que tem em casa para criar itens originais e únicos? A natureza agradece e seu bolso também!

Veja também: Sustentabilidade: da teoria à prática.