Embalagens Sustentáveis

09/10/2023 |
Embalagens Sustentáveis

O uso de embalagens sustentáveis causa menos danos ao meio ambiente e à saúde. Para que uma embalagem seja considerada sustentável, ela deve atender a três requisitos:

  1. Ser feita de material orgânico, reciclável e/ou biodegradável;
  2. Ter sido produzida com uso reduzido de energia e recursos naturais;
  3. Minimizar o impacto ambiental após o descarte.

Isso se aplica às embalagens biodegradáveis feitas de materiais como fibra de coco, papel reciclado, plástico PLA e outras alternativas ao plástico convencional.

Aqui estão alguns exemplos de embalagens sustentáveis e suas características:

Vidro

As embalagens de vidro são consideradas sustentáveis, uma vez que sua matéria-prima é areia. Além disso, podem ser facilmente reutilizadas, mesmo em casa. Elas não liberam substâncias tóxicas e são reutilizadas diversas vezes quando descartadas corretamente.

Alumínio

Apesar de depender da mineração para obter sua matéria-prima, o alumínio é considerado uma embalagem sustentável, pois pode ser reciclado infinitas vezes e não é tóxico para o organismo.

Papel Reciclado

Embalagens de papel reciclado são extremamente sustentáveis. Economizam energia em sua produção, podem ser recicladas várias vezes e, ao final do ciclo, o papel é biodegradável.

Embalagens Sustentáveis de Fécula de Mandioca

As embalagens de fécula de mandioca são compostáveis, biocompatíveis e recicláveis. No entanto, seu custo ainda é elevado em comparação com o isopor, e elas são adequadas apenas para alimentos secos ou de consumo imediato.

Plástico PLA

O Plástico PLA é biodegradável e pode ser usado em diversas embalagens, como as de alimentos, sacolas, garrafas, tampas e talheres. Esse material é produzido a partir da fermentação de vegetais ricos em amido, como beterraba, milho e mandioca. Quando descartado corretamente, transforma-se em substâncias inofensivas e facilmente degradáveis pela água.

Embalagens Sustentáveis de Fibra de Coco

As embalagens sustentáveis de fibra de coco foram desenvolvidas principalmente para embalar alimentos. Diferentemente de alguns plásticos, essas embalagens não são prejudiciais ao organismo. Além disso, esse material não requer alta tecnologia, pode ser reciclado e biodegradado.

Oxibiodegradáveis

As embalagens oxibiodegradáveis são feitas a partir de plástico derivado do petróleo com aditivos pró-degradantes. Esses aditivos aceleram a fragmentação do material com a ajuda do oxigênio, luz, temperatura e umidade. No entanto, a biodegradabilidade do material é controversa, pois a biodegradação do plástico fragmentado após a degradação química é semelhante à do plástico convencional.

Por essa razão, ainda não se sabe se essas embalagens podem ser consideradas sustentáveis.

E as embalagens de Plástico?

Materiais plásticos, quando descartados incorretamente ou quando escapam de aterros devido ao vento e à chuva, demoram a se decompor. Isso pode resultar no sufocamento de animais e na contaminação de toda cadeia alimentar. Muitas embalagens existentes (e várias mencionadas neste artigo) ainda não são economicamente viáveis. Portanto, a preocupação com a reciclagem do plástico é fundamental. Outra dica é substituir o plástico por vidro ou alumínio sempre que possível, pois esses materiais representam menos riscos para a saúde e para o meio ambiente. Veja também os impactos da garrafa pet para o meio ambiente.