Existe uma teoria que sugere a existência de 7 tipos de descanso: físico, mental, emocional, espiritual, sensorial, criativo e social. Embora esta teoria não tenha validação científica, ela facilita a identificação da origem do cansaço e a elaboração de planos para descansar de maneira adequada.
De acordo com estudos da neuropsicóloga, existem diversas formas de se livrar da fadiga, pois há reservas de energia diferentes para diferentes atividades.
Confira os detalhes dos tipos de descanso e como praticá-los:
- Descanso físico: Dormir é a forma mais conhecida de descansar. No entanto, o descanso físico não se resume apenas a dormir, mas também a relaxar o corpo. Ioga, massagem, alongamento e relaxamento são outras maneiras de descansar fisicamente.
- Descanso mental: Todos nós somos constantemente bombardeados por informações que estimulam o cérebro. Todo esse estímulo ocasiona cansaço e ansiedade. Para aliviar esse estresse, faça pequenas pausas durante o dia para praticar exercícios de respiração ou meditação. Apenas 10 minutos por pausa já são suficientes.
- Descanso emocional: Esse tipo de descanso é proporcionado pela expressão dos sentimentos de maneira livre. Como esse tipo de descanso nem sempre é conhecido, a pergunta que você deve se fazer é “Como estou me sentindo hoje e o que preciso para ter um bom dia?”. Caso você encontre sentimentos de tristeza, ansiedade ou angústia, pensar no que é possível fazer pode ajudar. Além disso, é recomendado fazer terapia para compreender melhor suas emoções e sentimentos.
- Descanso espiritual: Espiritualidade é diferente de religiosidade. Não é necessário ter religião para experimentar a espiritualidade. Esse tipo de descanso pode ser obtido através de um simples passeio em meio à natureza, onde você pode começar a buscar o sentido das coisas, das pessoas e da vida.
- Descanso social: Este tipo de descanso é obtido quando estamos na companhia de pessoas que trazem leveza e paz. Esse tipo de relação ajuda a lidar melhor com relações mais pesadas e diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse). Por isso, a dica é estar presencialmente com amigos e familiares sempre que possível.
- Descanso sensorial: Todos os dias, estamos sobrecarregados de estímulos que aumentam o estresse e a sensação de cansaço. Celulares, computadores, telas, buzinas, obras e reuniões contribuem para esse estresse. Nesses casos, para conseguir descansar, faça pausas e busque o silêncio. Outra dica é fechar os olhos por alguns segundos e se concentrar na própria respiração.
- Descanso criativo: Nossa cabeça está constantemente criando coisas. Para ter mais ideias e se inspirar, preste mais atenção aos momentos e observe com calma o mundo e a natureza. Outra dica é alterar rotas entre sua casa e seu local de trabalho e se permitir viver novas experiências.
Vale lembrar que essas dicas de descanso não precisam e nem devem seguir um calendário fixo. O importante é você encontrar onde precisa descansar e agir. Por exemplo, eu, como publicitário, preciso de um descanso criativo. Para isso, vou sair da frente da tela do computador e buscar novas referências em outros lugares, ao invés de ficar sentado no escritório tentando encontrar inspiração.