Diminuir a barriga é o desejo de muitas pessoas, principalmente quando nos aproximamos do verão. Porém, mais que uma questão de estética, a redução das medidas abdominais é uma questão de saúde. Nessa região estão vários órgãos vitais e o excesso de gordura aumenta o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e gordura no fígado.
Infelizmente, não existe um “alimento milagroso” que irá fazer você emagrecer. A receita para diminuir seu peso é uma alimentação balanceada, rica em produtos naturais que envolvem carnes, ovos, verduras, legumes e castanhas. A prática de exercícios físicos também é importante. Outro ponto fundamental é adotar bons hábitos de vida, como dosar o estresse, dormir bem, não fumar, evitar o excesso de álcool e açúcar.
Aposte na proteína para diminuir a barriga
Presente em carnes, ovos, peixes e laticínios, a proteína é uma substância que estimula a liberação de hormônios que promovem a saciedade e fazem com que você sinta menos fome e coma menos ao longo do dia.
Diversas pesquisas já apontaram que, quem ingere mais proteínas, tem menos gordura na região da cintura.
A recomendação médica para um adulto é ingerir pelo menos 0,8g de proteína diariamente por quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 70kg, precisa consumir, pelo menos, 56g de proteínas ao longo dia (isso equivale a dois filés de frango, um ovo e um pote de iogurte natural).
Vantagens de aumentar o consumo de proteínas
- Maior saciedade: como a digestão das proteínas é mais lenta, isso promove maior saciedade e faz com que as pessoas sintam menos fome;
- Efeito termogênico: ao serem consumidas, as proteínas gastam mais energia para a realização dos processos digestivos.
- Preserva a massa muscular: a ingestão de proteína minimiza a perda muscular, mesmo quando a pessoa está em processo de emagrecimento.
Vale lembrar que, para se conseguir esses resultados, é importante consumir proteínas magras.
Quais são as melhores fontes de proteínas para quem quer diminuir a barriga?
- Frango: essa carne possui 23g de proteína para cada 100g. O frango é uma das melhores fontes de proteína de origem animal. Para torná-lo mais saudável, o ideal é consumi-lo sem pele, assado ou grelhado.
- Salmão: outra fonte de proteína magra de origem animal. Esse peixe possui 21,62g de proteína para cada 100g. Além disso ele possui uma grande quantidade de ômega 3, um nutriente que proporciona uma rápida recuperação muscular após a prática de exercícios.
- Carne vermelha: é importante escolher bem o corte. Filé mignon, alcatra, lagarto, patinho e músculo são excelentes opções para quem deseja diminuir a barriga. Para se ter uma ideia, o patinho tem cerca de 44g de proteína para cada 100g de carne.
- Grão-de-Bico: essa leguminosa é muito usada para saladas e caldos. Ele possui alto teor proteico com 19g de proteínas para cada 100g. Além disso, o grão-de-bico é rico em triptofano, uma substância que comprovadamente auxilia na melhora do humor.
- Quinoa: a quinoa é um grão rico em proteína completa, ou seja, ela possui todos os aminoácidos essenciais para o corpo. A quinoa possui 14g de proteína para cada 100g. Além disso, ela é considerada um alimento saudável e nutritivo, pois possui altas quantidades de fibra, ferro e magnésio.
- Ovos: são muito consumidos para quem deseja aumentar a massa muscular. Ele possui 13g de proteína para cada 100g (aproximadamente 6g por unidade). Além disso, eles são ricos em vitamina B12, que ajuda na redução dos níveis de gordura e na formação dos músculos.
- Feijão: muito apreciado pelos brasileiros, o feijão é uma excelente fonte de proteína. Para cada 100g de feijão carioca, há 5,04g do nutriente. Já no feijão preto, o teor é maior: 9g para cada 100g.
Veja também: