
Você sabia que a cúrcuma traz inúmeros benefícios para a saúde? Também chamada de açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico essa raiz possui várias propriedades medicinais. Além disso, a cúrcuma é um dos produtos naturais mais pesquisados pela ciência e têm seus benefícios comprovados.
A cúrcuma tem um grande potencial antioxidante e pode ser usada como remédio natural para problemas gastrointestinais, febre, resfriados e para reduzir o colesterol alto. Além disso, ela é um excelente tônico cerebral. A cúrcuma pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, no formato de tempero, e em farmácias de manipulação em cápsulas.
Uma das principais responsáveis pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina. No entanto, essa substância é de difícil absorção pelo organismo, sendo recomendado o consumo junto com pimenta preta ou com gorduras boas, como o ômega 3.
Benefícios da cúrcuma para o organismo
Boa parte dos benefícios da cúrcuma vêm devido à sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. Conheça alguns dos principais benefícios da cúrcuma para a saúde:
- Melhora a digestão;
- Ajuda no emagrecimento;
- Combate gripes e resfriados;
- Evita crises de asma;
- Desintoxica e trata problemas no fígado;
- Regula a flora intestinal;
- Regula o colesterol;
- Estimula o sistema imunológico;
- Alivia inflações de pele, como eczema, acne ou psoríase;
- Melhora a resposta anti-inflamatória natural do organismo.
A cúrcuma também ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue, alivia os sintomas da tensão pré-menstrual e é excelente para ajudar seu cérebro e a sua saúde mental.
Benefícios da cúrcuma para a saúde mental
Utilizada há milênios na culinária indiana, a cúrcuma é uma das poucas substâncias naturais que ajuda a previnir doenças cerebrais. Conheça alguns dos benefícios da cúrcuma para saúde mental:
- Ajuda a prevenir o envelhecimento cerebral;
- Previne quadros de depressão e ansiedade;
- Potencializa os efeitos de antidepressivos, trazendo maior bem estar para quem usa medicamentos;
- Ajuda a tratar depressão leve, sem a necessidade de outros remédios.
Como funciona os efeitos da cúrcuma no cérebro:
- A cúrcuma possui efeito anti-inflamatório, bloqueando o NF-κB, uma proteína que promove a inflamação dos neurônios;
- Efeito antioxidante que bloqueia os radicais livres, ocasionando uma proteção dos neurônios e combatendo o envelhecimento celular. Isso ajuda a memória, o sono, a concentração e causa uma grande melhora cognitiva.
- Aumenta o BDNF, uma neurotrofina que tem a função promover a sobrevivência dos neurônios.
- Limpa o excesso de beta-amilóide, uma proteína que “gruda” na parede do neurônio fazendo com que ele se comunique de forma “lenta”. Quando ocorre um grande acumulo de beta-amilóide podem surgir quadros de doenças degenerativas, como o Alzheimer.
- Aumenta as monoaminas cerebrais, substâncias como a serotonina, que diminui a ansiedade e o estresse; dopamina, que aumenta o prazer e a concentração e a noradrenalina, que está relacionada à disposição, energia e tolerância a dor.
Para que a cúrcuma tenha efeitos benéficos no organismo é necessário o consumo de 500mg à 1000mg por dia. Segundo estudos médicos, essa medida tem o mesmo efeito que a fluoxetina em pessoas com quadro de depressão leve.
Como fazer o chá de cúrcuma
Adicione 2 colheres de chá de cúrcuma em uma caneca de água fervente. Espere amornar, coe e tome duas vezes ao dia.
Efeitos colaterais do consumo de cúrcuma
A cúrcuma é ótima para a saúde, no entanto é necessário ter cautela. Esse produto pode ocasionar:
- Dor no estômago;
- Aumento do risco de cálculo renal;
- Aumento da contração uterina.
Além disso a cúrcuma não é recomendada para gestantes e lactantes. Caso você seja paciente de algum tratamento médico, inclusive depressão, consulte o seu médico antes de colocar a cúrcuma em sua rotina.