Sunomono é uma tradicional salada japonesa. Seu nome, “sunomono” se traduz literalmente como “coisas ácidas”, refletindo a característica marcante desta iguaria: o molho agridoce à base de vinagre de arroz. A receita básica de sunomono é feita com fatias finas de pepino japonês marinadas mas há várias variações e acompanhamentos que podem ser adicionados para enriquecer o prato.
Além do pepino, outros vegetais como cenoura, nabo e algas marinhas podem ser adicionados ao sunomono para complementar os sabores e as texturas. Frutos do mar, como camarões cozidos, polvo ou caranguejo também são podem ser incorporados. O sunomono é servido normalmente como aperitivo em restaurantes japoneses mas também pode acompanhar pratos principais, como sushi e sashimi.
A história do sunomono remonta ao período Edo no Japão, por volta do século XVII. Originalmente, a salada era simplesmente uma marinada de vinagre de arroz para conservar legumes e os frutos do mar frescos durante o verão. Com o tempo, a técnica evoluiu e se tornou um prato popular em todo o país. Atualmente o sunomono é apreciado não apenas no Japão, mas em todo o mundo, por sua combinação refrescante de sabores. Aprenda como fazer!
Como preparar o Sunomono tradicional
Ingredientes:
- 1 pepino japonês
- 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 2 colheres de sopa de gergelim branco e/ou preto
- 1 colher de sopa de sal marinho
- 2 colheres de sopa de açúcar (não use açúcar refinado)
Modo de Preparo:
- Primeiro, lave bem e seque o pepino japonês. Em seguida, com um fatiado, ou faca, corte o pepino em rodelas bem finas.
- Coloque os pepinos em um prato fundo e adicione o sal. Misture bem.
- Os pepinos vão desidratar, soltando bastante água. Transfira os pepinos para um escorredor e coloque um prato embaixo para coletar a água. Deixe desidratando por 15 minutos.
- Se preferir, toste o gergelim na frigideira e deixe esfriando enquanto você prepara o restante da receita.
- Em uma panela, coloque o açúcar, o vinagre e ligue em fogo baixo. Deixe aquecer até que o açúcar derreta e se misture ao vinagre, mas não deixe ferver.
- Reserve e deixe esfriar.
- Enxágue os pepinos em água corrente para tirar o excesso de sal. Depois, seque bem o pepino para retirar o excesso de água. Deixando-o alguns momentos em um papel toalha.
- Coloque os pepinos em uma saladeira funda e adicione o molho de vinagre com açúcar. Se desejar, coloque algumas gotas de óleo de gergelim e pimenta-do-reino. Finalize seu sunomono com o gergelim tostado e sirva!
Seu sunomono é um excelente acompanhamento para um Ceviche de Peixe Branco. Aprenda como fazer!