Todo mundo que tem plantas em casa sabe que regar demais ou de menos pode ser prejudicial para elas. No entanto, com uma dica simples, é possível resolver este problema: hoje você aprenderá como usar esponjas para salvar as plantas.
Muitas vezes há um equilíbrio delicado entre hidratar as plantas ou afogá-las. Se você está sofrendo com este problema, vamos te dar uma dica simples. A única coisa que você irá precisar é algumas esponjas velhas. Pode ser esponjas de banho ou de cozinha. Elas devem estar limpas, livres de sabão e esterilizadas com álcool. Este é um dos métodos mais fáceis e baratos para prevenir problemas com excesso de água.
Como usar esponjas para salvar as plantas
Antes de plantar sua muda, pegue uma esponja e corte ao meio (ou em tamanhos menores). Coloque essa esponja no fundo do vaso, cubra de terra e regue de acordo com a necessidade de cada espécie.
Ao colocar uma esponja no fundo do vaso, ela irá absorver o excesso de água e permitir que o solo permaneça úmido. Isso irá liberar água aos poucos e o solo ficará adequado para suas plantinhas. Você também se preocupará menos com as regas e diminuirá o risco das raízes apodrecerem.
Argila expandida
No Brasil é comum o uso da argila expandida para evitar que os solos fiquem encharcados. Elas funcionam de forma parecida com as esponjas: sua principal função é a drenagem e evitar que as raizes apodreçam com o excesso de água.
O interior da argila expandida é formado por uma espuma de cerâmica porosa e seu exterior é uma casca resistente. Essa combinação faz com que a argila absorva a água dos vasos e garanta que a terra não fique úmida demais.
Para utilizá-la basta adicionar uma camada de argila expandida no fundo do vaso. Em seguida, coloque por cima uma manta de drenagem ou um filtro de café. Depois adicione a terra, a muda da planta e complete o vaso com mais um pouco de argila expandida e terra.
Cuidados com a rega das plantas
Você pode usar esponjas para salvar suas plantas ou argila expandida. Os dois itens vão ajudar a retirar o excesso de água. Muita umidade pode fazer suas plantas adoecerem e morrerem. O solo encharcado impede que as raizes absorvam o oxigênio e, literalmente, elas morrem afogadas.
Caso você “afogue” sua planta, remova-a imediatamente do vaso. Raizes podres podem virar lar de fungos e atacar outras plantas saudáveis no mesmo espaço. Um dos sintomas dessa doença é folhas ficando murchas ou caindo com mais frequência. O crescimento da planta também pode ficar atrofiado.
Como saber quando regar sua planta
Uma forma fácil de saber se o solo está úmido o suficiente é colocando metade de um dedo na terra. Se ele sair pouco sujo ou molhado, o solo está úmido e você não precisa regar sua plantinha.