Um dos segredos para fazer frituras por submersão é colocar o alimento na panela na hora certa. No entanto, como saber quando o óleo está quente?
O método mais tradicional para fazer isso é utilizando um palito de fósforo: basta deixar o palito boiando no óleo. Quando ele ascender, o óleo está quente e já pode ser utilizado.
No entanto, há quem tenha receio de causar um acidente ou simplesmente não tem fósforo em casa. Nesses casos, há outras técnicas simples! Se liga!
Dicas para saber quando o óleo está quente
- Usando uma colher de pau: coloque óleo na panela e bote para esquentar. Depois de um tempo, mergulhe uma colher de pau na gordura. Se surgirem bolinhas no cabo da colher, significa que o óleo está quente o suficiente para ser usado. Lembre-se: use a colher de pau limpa e seca. Caso ela esteja úmida, o óleo pode espirrar. Veja outras utilidades da colher de pau na cozinha.
- Usando massa de pastel: um jeito simples de saber se o óleo está quente é jogando um pedacinho de massa de pastel na panela. Se a massa afundar, o óleo está frio. Se boiar, está na temperatura ideal.
- Usando palito de dente: se vc não tiver colher de pau em casa, dá para usar palito de dente. O raciocínio é o mesmo: se saírem bolinhas do palito, já pode colocar seu alimento para fritar. No entanto, não se esqueça de tirar o palito antes de preparar sua refeição.
Dica extra: tem medo que o óleo espirre durante a fritura? Tente colocar uma pitada de sal na gordura. Isso deve resolver o problema.