
Localizado na atual Praça Generoso Marques, o local onde está o Paço da Liberdade abrigou o Mercado Municipal de Curitiba entre os anos 1874 e 1912.
Em 1913, depois que o Mercado se mudou para a Praça 19 de Dezembro, o Prefeito Cândido de Abreu autorizou a construção do Paço Municipal. A obra foi feita entre 1914 e 1916.
O edifício possui uma arquitetura eclética com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau. Sua construção é feita com tijolos e a base dos blocos, concreto e cantaria.
O prédio foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e, de 1973 a 2002 abrigou o Museu Paranaense.
Com o fechamento do Museu, o Paço Municipal acabou em precárias condições de conservação. No entanto, em janeiro de 2006, foi autorizada a revitalização do imóvel.
Em junho de 2007 foi iniciada a restauração do Paço Municipal. A reforma foi um convênio entre a Prefeitura de Curitiba e a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio / SESC). Na revitalização foram mantidas todas as características históricas do prédio histórico.
Durante o restauro, arqueólogos descobriram um pedaço do passado recente da cidade. Parte do piso e das paredes do antigo Mercado Municipal podem ser vistos dentro da construção.
Rebatizado como Paço da Liberdade, o local foi reaberto ao público em 2009 e atualmente abriga centro cultural administrado pelo SESC Paraná. O espaço oferece acesso livre a internet, biblioteca, um café, salas de aula, Cine Pensamento, Laboratório de Artes Eletrônicas, ambiente para conferências, apresentações artísticas, Espaço das Artes e Estúdio Pedagógico.
O paço da Liberdade é o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Serviço: Paço da Liberdade
- Endereço: Rua Generoso Marques, 189 – Centro
Horário de Funcionamento:
- 3ª a 6ª – 10h às 21h
- Sábado – 10h às 18h
- Domingo – 11h às 17h
O Paço da Liberdade faz parte da Linha Turismo de Curitiba.