Um dos passeios mais populares entre as pessoas que desejam conhecer Curitiba é Linha Turismo. Fácil, prática e divertida, ela leva o visitante à maioria dos pontos de interesse da cidade.
A Linha Turismo é uma rota de ônibus especial que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba. Esse ônibus double decker tem capacidade para 65 pessoas sentadas e vai até parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastrônomico, memoriais e pelo mercado municipal.
Criada para facilitar a vida do visitante a Linha Turismo funciona muito bem! Utilizando este ônibus especial a pessoa que deseja conhecer a cidade não perde tempo tentando organizar roteiros, avaliando as melhores rotas ou ainda descobrindo quais são os lugares devem ser visitados.
A tarifa por passageiro na Linha Turismo é de R$ 50,00 (valores atualizados em agosto de 2021). Cada passagem tem direito a 24h de viagem contando a partir do primeiro embarque. A primeira parada do trajeto é a Praça Tiradentes, local do Marco Zero. O ponto da Linha Turismo é bem em frente a Catedral Metropolitana e a freqüência dos ônibus é de meia em meia hora.
O serviço funciona regularmente de terça a domingo. Os turistas podem pegar o ônibus em qualquer uma das paradas. O primeiro veículo sai as 09h e o último as 17h30. O trajeto total tem duração aproximada de 2h30 e você poderá descer e subir em qualquer uma das 26 paradas. Os cartões de embarque podem ser adquiridos diretamente nos ônibus da Linha Turismo, em qualquer ponto de embarque. A forma de pagamento é apenas em dinheiro. Esse cartão é de uso individual e sua reutilização só pode ser feita a cada 30 minutos.
Conheça os Pontos da Linha Turismo de Curitiba
1. Praça Tiradentes / Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz: o início da Linha Turismo
Na Praça Tiradentes há uma estátua do Herói da Inconfidência e um piso de vidro que permite observar o antigo calçamento da praça (descoberto durante a reforma de 2008). A praça ainda abriga a Catedral Basílica de Curitiba, um prédio em estilo neogótico que reverencia a padroeira de Curitiba.
2. Rua das Flores
Aqui está o primeiro calçadão do Brasil. Nessa parte da Rua XV há comércios, serviços e cafés. Um dos destaques é a Boca Maldita, uma tribuna livre onde as pessoas historicamente se encontram para conversar. Junto à Rua das Flores está a Av. Luiz Xavier, a menor avenida do mundo. Aqui também está o Palácio Avenida, local onde são realizadas as famosas apresentações de Natal.
3. Rua 24 horas
A Rua 24 horas foi inaugurada em 1991. Ela foi remodelada e reaberta em 2011. O local voltou a ser um ponto de referência para quem procura boa comida, presentes, leitura e lazer. Agora o funcionamento da maioria das lojas vai até as 23h.
4. Praça Rui Barbosa
Essa é uma das praças mais movimentadas da cidade. Ela recebeu sua primeira urbanização em 1993 e é um importante centro de conexão de transporte público. A Praça Rui Barbosa abriga o Mercado Central e está rodeada por prédios históricos, tais como a Santa Casa de Misericórdia e a Igreja Bom Jesus.
5. Museu Ferroviário
O prédio da antiga estação de trem passou por reformas e atualmente abriga um museu que conta a história da construção da ferrovia que liga Curitiba à Paranaguá (cidade portuária do litoral paranaense). O Museu Ferroviário de Curitiba está dentro do Shopping Estação.
6. Teatro Paiol
Construído em 1906, este este local era um paiol de pólvora. Em 1971 passou a ser um teatro de arena. O Teatro Paiol foi inaugurado com um show de Vinícius de Morais, Toquinho e Marília Medalha. O local ainda ganhou uma música em sua homenagem, “Paiol de Pólvora”, composta por Vinícius.
7. Jardim Botânico: a parada obrigatória para quem usa a Linha Turismo
O Jardim Botânico de Curitiba é o ponto turístico mais visitado da cidade. Além de sua estufa, inspirada no antigo Palácio de Cristal de Londres, o local tem jardins geométricos, um bosque de área nativa e um museu. Aqui também está o Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros em que o visitante anda de olhos vendados conhecendo as plantas com o tato e olfato.
8. Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Curitiba tem boxes que vendem iguarias de diversos países e para todos os gostos. Há também praças de alimentação e o Mercado de Orgânicos, o primeiro local do Brasil que comercializa produtos alimentícios livres de agrotóxicos e aditivos químicos.
9. Universidade Federal do Paraná e Teatro Guaíra
Essa é a primeira universidade do Brasil. Fundada em 1912 suas instalações estão em um prédio de construção neoclássica. Atravessando a Praça Santos Andrade, local em que está a UFPR, está o Teatro Guaíra, um dos maiores teatros da América Latina. O Guaíra foi inaugurado em 1884, foi reconstruído em 1952 e só ficou completamente pronto na década de 70. Ao todo o espaço tem três auditórios, sendo o maior dele com 2.173 lugares.
10. Paço da Liberdade
Essa construção feita em 1916 conta com estilos neoclássicos e art nouveau. O prédio foi restaurado recentemente e atualmente é um espaço cultural com café, livraria, biblioteca, salas de exposições e cursos.
11. Passeio Público / Memorial Árabe
Inaugurado em 1886 o Passeio Público foi o primeiro parque de Curitiba. O charco que havia no local foi transformado em um espaço de lazer com lagos, pontes e ilhas. O Passeio Público também abrigou o primeiro zoológico de Curitiba. Até hoje alguns pequenos animais permanecem aqui. Seu portão é uma cópia do Cemitério de Cães de Paris.
Já o Memorial Árabe foi construído em homenagem à cultura do Oriente Médico e possui uma biblioteca especializada. No prédio há elementos que remetem à edificações mouriscas e em seu interior há uma escultura do escritor Gibran Khalil Gibran.
12. Centro Cívico
Aqui está a sede dos três poderes do estado. Próximo destas construções ainda está a sede atual da Prefeitura de Curitiba.
13. Bosque João Paulo II / Memorial Polonês
O Bosque João Paulo II foi inaugurado após a visita do Papa em 1980. O local tem uma área de 46 mil m². As sete casas feitas de troncos são uma lembrança dos imigrantes poloneses e nelas existem vários objetos culturais como a velha carroça, a pipa de azedar repolho e uma imagem da Virgem Negra de Czestochowa. O quadro da padroeira polonesa está na casa abençoada pelo Papa, local que serviu de capela no dia de sua visita.
14. Museu Oscar Niemeyer
O Museu Oscar Niemeyer ou apenas MON é um dos maiores museus da América Latina. Seu acervo abriga mais de 2.200 obras. A construção foi projetada pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer em 1967. Em 2001 foi construído um anexo inspirado na araucária, árvore símbolo do Paraná. A forma elíptica e as paredes de vidro desse anexo conferiram ao MON o carinhoso apelido de Museu do Olho. Além das exposições, o MON também recebe eventos culturais e gastronômicos em sua área verde.
15. Bosque do Alemão
O Bosque do Alemão é um dos espaços mais bonitos de Curitiba. O local homenageia a cultura alemã e abriga uma réplica da antiga igreja presbiteriana com uma sala de concertos musicais. O bosque ainda possui a trilha e João e Maria, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, um mirante em madeira que permite a vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica.
16. Bosque Zaninelli / Universidade Livre do Meio Ambiente
A Universidade Livre do Meio Ambiente fez de Curitiba a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos à população sobre meio ambiente e ecologia. Ela está dentro do Bosque Zanielli em uma área incrível.
17. Parque São Lourenço
O Parque São Lourenço une beleza, cultura, esporte e arte. Ele é um dos parques mais antigos da cidade e conta com o Memorial Paranista, Jardim das Esculturas João Turin, áreas verdes, pista de cooper e uma descida para carrinhos de rolimã.
18. Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski
A Ópera de Arame é um dos símbolos mais emblemáticos de Curitiba. Com uma estrutura tubular transparente o espaço foi inaugurado em 1992 e acolhe todo tipo de espetáculo. Ao lado dela está a Pedreira Paulo Leminski, um espaço para eventos em meio a lagos e cascatas que pode abrigar shows para um público de até 30 mil pessoas.
19. Parque Tanguá
Inaugurado em 1996 o Parque Tanguá é considerado um dos melhores locais para apreciar o pôr do sol em Curitiba. O espaço ainda tem lanchonete, pista de cooper, ciclovia e duas pedreiras unidas por um túnel que pode ser atravessado a pé através de uma passarela sobre a água.
20. Parque Tingui
Criado em 1994, seu nome é uma homenagem aos índios da região. O Parque Tingui possui pista de caminhada, parquinhos e academia ao ar livre.
21. Memorial Ucraniano
O Memorial Ucraniano segue as diretrizes das construções religiosas ortodoxas: cúpula oitavada revestida de cobre, faces representando os quadrantes do entendimento humano, altar voltado para o leste e telhado em pinho. O espaço abriga exposição de pêssankas e ícones.
22. Portal Italiano
Esse portal sinaliza que você está entrando no bairro mais italiano da cidade. Ele reproduz as edificações típicas da imigração do bairro.
23. Santa Felicidade: o ponto mais saboroso da Linha Turismo
Santa Felicidade é o local da primeira colônia de italianos de Curitiba. Formada por imigrantes da região do Vêneto, o bairro está repleto de restaurantes típicos, vinícolas e lojas de artesanato.
24. Parque Barigui
Criado em 1972, o Parque Barigui tem 1,4 milhão de m² e é refúgio de diversos animais nativos e migratórios. O parque possui churrasqueiras, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, restaurantes, ciclovia, pista de cooper, o Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Casa da Leitura Manoel Carlos Karam e Teatro da Maria Fumaça.
25. Torre Panorâmica
Inaugurada em 1991 a Torre Panorâmica é suporte da telefonia celular na cidade. O mirante de 109,5 metros permite uma visão ampla de Curitiba e dos contornos da Serra do Mar. No piso há um mapa em relevo que indica pontos importantes da cidade. Já o painel de Poty Lazzarotto mostra o desenvolvimento da capital paranaense. Na entrada da Torre ainda está o Museu do Telefone.
26. Centro Histórico: o ponto final da Linha Turismo
O Centro Histórico de Curitiba revela o passado do antigo povoado de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O calçamento de pedras irregulares e os casarios antigos preservam a memória de Curitiba. O local ainda possui as igrejas da Ordem e do Rosário, o velho bebedouro, o Memorial de Curitiba, o Palacete Wolf, a Sociedade Garibaldi, as Ruínas de São Francisco e o Museu Paranaense. Aqui ainda ocorre a tradicional Feira do Largo da Ordem todos os domingos.
Serviço Linha Turismo
- A Linha Turismo não opera às segundas-feiras (Exceto no período de férias escolares e em feriados nacionais);
- O horário de operação da Linha Turismo é das 9h às 17h30, a cada 30 minutos (veja tabela de horários);
- Os cartões de embarque podem ser adquiridos diretamente nos ônibus, em qualquer ponto de embarque por R$ 50,00.
- O cartão é de uso individual e a reutilização no mesmo veículo só pode ser feita após 30 minutos;
- A forma de pagamento do cartão de embarque da Linha Turismo é somente em dinheiro.
- Crianças até 5 anos não pagam a tarifa;
- Somente os ônibus identificados com “adesivo Bicicleta” fixado na porta traseira tem espaço para levar bikes ou carrinhos de bebê;
- Não será possível fazer o passeio completo se embarcar no último horário do ônibus (17h30). Observe no display do ônibus o horário que o veículo para de operar antes de embarcar.
- Não é permitido o transporte de animais de estimação na Linha Turismo.
Gostou dessas atrações da Linha Turismo de Curitiba? Fique de olho no site da Revista Vertical que em breve falaremos mais detalhes da capital paranaense.